Dois árbitros assistentes foram agredidos no passado domingo, no final do jogo de futebol entre o GD Nazarenos e a UD Serra, em jogo a contar para a 1.ª divisão distrital, no escalão sénior. No jogo realizado no Estádio Municipal da Nazaré, que a equipa da casa ganhou 1-0, o árbitro assistente Diogo Lucas foi alvo de “cuspidelas” por parte de um adepto, enquanto o árbitro assistente Pedro Pereira levou uma “palmada na nuca” de um outro adepto.
Segundo o presidente do Conselho de Arbitragem da Associação de Futebol de Leiria (AFL), os adeptos  – alegadamente da equipa da casa – ainda tentaram esmurrar os árbitros no túnel de acesso aos balneários, mas a pronta intervenção das forças policiais evitou males maiores.
“Os sinais de violência que temos vindo a ver no País estão a chegar a Leiria e isso deixa-nos preocupados”, alertou Carlos Amado, que deixou ainda um apelo às autoridades no sentido de elas “protegerem e acompanharem os árbitros até abandonarem as instalações”.
Segundo conseguiu apurar o Diário de Leiria, os árbitros assistentes em questão não apresentaram queixa às autoridades, mas os adeptos agressores foram identificados pela Polícia de Segurança Pública (PSP) de Leiria. Além disso, Diogo Lucas e Pedro Pereira, que são árbitros assistentes do juiz principal Rafael Marques, não necessitaram de assistência médica ou hospitalar.
O Diário de Leiria contactou o árbitro Rafael Marques, que não quis prestar declarações, remetendo todos os esclarecimentos para o Conselho de Arbitragem da AFL.

Punição tem que ser exemplar
Para Carlos Amado, os casos de violência nas instalações desportivas têm se sucedido, dando como exemplo os casos recentes de agressões entre adeptos nas bancadas no jogo de futsal entre o Olho Marinho e a Burinhosa (juniores), e os dois adeptos identificados pelas autoridades num jogo de iniciados entre o Óbidos e a Pelariga por comentários difamatórias à equipa de arbitragem.
Preocupado com a crescente onda de violência, o presidente do Conselho de Arbitragem da AFL apela a que os órgãos de disciplina desportiva tenham mão pesada. “É precisa que se puna estas situações de forma clara. Tudo o que seja violência tem que ser punido exemplarmente, senão um dia nestes fica descontrolado, originando problemas gravíssimos”, concluiu.|

Texto: José Roque – Diário de Leiria
Foto: Instagram GD Nazarenos