Apesar do frio e da chuva que se abateu no Campo da Mata, as equipas animaram a partida, jogaram um bom futebol e aqueceram o ambiente. A turma da casa entrou a perder, chegou ao empate e lutou arduamente pela vitória. Os lisboetas marcaram cedo, nunca perderam o faro pelo golo e terminaram felizes com o empate.
Disputavam-se os minutos iniciais quando uma falha defensiva da UD Leiria deixou Tiago Nascimento isolado no coração da área que, na cara de Dario, não perdoou (0-1).
Não obstante estar a vencer, o Cova da Piedade manteve três homens na linha da frente e a prática de um futebol predominantemente ofensivo. Por seu lado, os leirienses, muito agressivos e rápidos na execução, só pensavam em chegar ao golo.
Estava dado o mote para o desafio. Com uma luta tremenda em todo o rectângulo de jogo, qualquer erro cometido significava uma oportunidade para o adversário.
No último quarto de hora da primeira parte a UD Leiria instalou-se no meio-campo dos forasteiros e esteve perto de marcar. Primeiro foi Tiago Claro que sacou de um poderoso remate ao qual Filipe Neves respondeu com uma enorme defesa. Depois foi Nicky que, na zona frontal, fez a bola rasar o poste da baliza adversária.
Mesmo assim, o golo do empate chegou ainda antes do intervalo. André Carvalho foi rasteirado na área e Pedro Rafael cobrou com classe o castigo máximo. Bola para um lado, guarda-redes para o outro (1-1).
As equipas regressaram para a segunda parte com a igualdade no marcador e sem promoverem alterações tácticas. No entanto, foi a turma de Leiria que, ao subir em bloco e a jogar em pressão alta, entrou a dominar.
Nesta fase da partida já sobressaía a garra com que se disputava cada lance, mas as equipas falhavam muito na concretização. Ricardo Figueiredo, em cima da linha de golo, tirou o pão da boca à equipa do Lis. Do outro lado, Tiago Nascimento tinha tudo para fazer o golo, mas Dário não deixou.
Ao meio da segunda parte a equipa da casa ‘partiu’ o jogo e, se por um lado ficou mais vulnerável aos contra-ataques, por outro permitia-lhe aparecer em superioridade numérico no último terço do terreno.
Foi num contexto de futebol de ataque que se sucediam as oportunidades para ambas as formações. A equipa de Tiago Vicente, já em período de descontos, ainda fez a bola beijar a barra, mas o resultado não sofreu alterações, num empate que castiga mais a equipa da casa.
O trio de arbitragem efectuou um bom trabalho e não teve influência no resultado.|

UD Leiria 1
Dário, Ilyas, Pedro Rafael, Celso, Djalo, Tiago Claro, Nicky (Rafael Baião, 63′), Henrique Santos, Tomás Dionísio, André Carvalho (Bruno Eduardo, 73′) e Tomás Piedade.
Não jogaram: Francisco, China, Tomás Costa, João Duarte e Vasco Martins.
Treinador: Tiago Vicente.

Cova da Piedade 1
Filipe Neves, Rodrigo (Pinheiro, 82′), Ricardo, Tiago Simões, André Lopes, Varela, Bruno Tavares, João Vivas, Tiago Nascimento, Shi Yu (Jorge Lino, 45′) e Vitor Wang (Manuel Grade, 68′).
Não jogaram: Tiago Simões, Juscilino, Bernardo Legatheaux e Viriato.
Treinador: Ricardo Silva.

Campo da Mata, Santa Eufémia
Árbitro: Carlos Espadinha (AF Lisboa). Assistentes: Pedro Pereira e Rodolfo Esteves.
Espectadores: 120. Ao intervalo: 1-1.
Golos: 0-1 Tiago Nascimento (6′), 1-1 Pedro Rafael (40′, p.).
Disciplina: Amarelo a Tiago Claro (90+4′).

Texto: Paulo Daniel – Diário de Leiria
Foto: Eugénio Davydenko