Uma vitória caída do céu. Esta é a melhor forma de descrever o triunfo (1-0) da UD Leiria no dérbi frente ao CD Fátima, num jogo em que nenhuma das equipas merecia ganhar tendo em conta o paupérrimo espectáculo de futebol apresentado por ambas as formações.
O jogo começou muito disputado a meio-campo e à primeira situação de perigo para os leirienses, protagonizada por Carlos Daniel com um remate ao lado, respondeu de pronto o CD Fátima com Zé Miguel a surgir isolado, mas o remate saiu enrolado para defesa apertada de Wilson.
A partir daqui o jogo ficou ‘amarrado’, com o Fátima a povoar o seu meio-campo defensivo com muitos homens, enquanto a UD Leiria sentia dificuldades para furar a muralha contrária. O melhor que conseguiu foi um remate fraco e ao lado de Carlos Daniel, e uma tentativa de chapéu de Pepo que passou a centímetros da barra.
De resto, um futebol lento e previsível por parte dos leirienses, mas verdade seja dita, o Fátima também pouco fez em termos ofensivos que pudesse ferir o adversário.
A segunda parte trouxe-nos mais do mesmo, mas o primeiro sinal de perigo pertenceu ao Fátima quando Federico ganhou a linha de fundo em velocidade, mas Adelaja não conseguiu fazer o desvio vitorioso para a baliza de Wilson.
A resposta da UD Leiria foi imediata através de uma jogada individual de Carlos Daniel, mas o remate do avançado saiu às malhas laterais.
Parecia ter sido dado o mote para um segundo tempo mais vivo e dinâmico, mas foi puro engano. O futebol praticado voltou a ser medíocre, com as defesas a superiorizarem-se facilmente aos ataques claramente com falta de inspiração.
Foi preciso esperar até ao minuto 86 para o jogo animar. Ulisses, pela direita, foi até à linha de fundo para cruzar recuado e, à entrada da área, apareceu Carlos Daniel a atirar rasteiro, com a bola ainda a embater no poste antes de se anichar no fundo das redes.
Respiravam de alívio dos adeptos da casa, mas a verdade é que o CD Fátima ainda não tinha baixado os braços. Nos últimos minutos, a turma de André Luís tentou bombear bolas para a área, onde o ‘gigante’ Adelaja podia fazer a diferença, mas o último reduto leirienses conseguiu resolver sempre os problemas com maior ou menor dificuldade.
Arbitragem positiva do trio de Lisboa, apesar da falta de critério ao nível da disciplina. |

UD Leiria 1
Wilson (c), João Dias, João Miguel, Nailson, Tiago Cerveira (Denis, 85′), Ulisses Oliveira, Pepo (Helinho, 78′), João Caminata (Fabrice Kah, 65′), Carlos Daniel, Onyeka, Ernest.
Não jogaram: Ricardo Campos, Rukas, Leonel Olímpio, Nikolaesh.
Treinador: Filipe Cândido.

CD Fátima 0
Fábio Ferreira, Miguel Pereira, Jefferson, Laranjeiro (Miguel Artur, int.), Rui Rodrigues, João Vítor, Balú, Federico (Thomas, 68′), Miguel Neves (Jovhany, 89′), Zé Miguel, Adelaja.
Não jogaram: Aydhan, Lucas Abreu, Yago, Magique.
Treinador: André Luís.

Estádio Municipal de Leiria
Árbitro: Miguel Nogueira (AF Lisboa).
Espectadores: 2.500.
Ao intervalo: 0-0.
Golos: 1-0 Carlos Daniel (86′).
Disciplina: Amarelo a Nailson (44′), Federico (56′), Jefferson (85′), Zé Miguel (90+3′).

Texto: José Roque – Diário de Leiria
Foto: Luis Filipe Coito