Na manhã de domingo, o líder UD Leiria foi à capital do vidro vencer por 1-2, numa partida que teve duas partes distintas. Na primeira etapa os leirienses foram melhores, mas na segunda os vidreiros foram claramente superiores, pecando apenas na finalização.
O desafio começou equilibrado, sem grandes oportunidades de golo, até que David Pires (UD Leiria) teve um remate perigoso, mas ao lado da baliza. Na resposta, foi André a rematar fora da área para defesa segura de Hugo Sousa.
Os visitantes ganhavam a luta a meio-campo e mesmo antes do apito para o descanso chegaram ao golo, após bela jogada pela direita, com David Duarte a antecipar-se ao seu marcador directo e encostou para o fundo da baliza.No reatamento, os donos da casa surgiram com outra postura.
Decididos a mudar o rumo dos acontecimentos, Tiago Fernandes teve excelente ocasião para fazer a igualdade, mas completamente isolado perante o guardião contrário atirou incrivelmente por cima.
Pouco depois o mesmo Tiago protagonizou excelente iniciativa individual, oferecendo o golo a Osvaldo, mas este rematou também por cima. Como diz o ditado, quem não marca sofre e foi isso mesmo que aconteceu. Com uma eficácia tremenda, a UDLeiria fez o 0-2 num grande golo de Simão Carvalho, num remate cruzado de pé esquerdo, sem hipóteses de defesa para Tomás Lopes.
Os anfitriões não baixaram os braços e, na resposta, mais uma perdida clamorosa de Tiago Fernandes. Mais uma vez isolado perante Hugo Sousa, pecou na finalização, atirando ao lado, quando já se gritava golo nas bancadas.
Mas não se pense que o desperdício ficou por aqui. Ao minuto 65 o árbitro considerou mão na bola na área de rigor, marcando a respectiva grande penalidade. Na conversão do castigo, Bastos (belíssima exibição) viu Hugo Sousa negar-lhe o golo com uma grande estirada, tendo o esférico ainda embatido no poste.
O golo tão procurado surgiu minutos depois numa bela combinação entre Tiago Fernandes e Osvaldo, com este a aproveitar uma defesa incompleta para reduzir (1-2).
Na ânsia da procura do tento da igualdade, a EAS descurou a sua defensiva e por pouco os leirienses não aproveitaram por duas vezes, mas Faria e Leo pecaram na finalização.
Resultado injusto face ao futebol produzido ao longo do jogo, mas a eficácia dos leiriense e a falta dela por parte da EAS fez o desfecho final, perante uma boa arbitragem.|

EAS Marinha Grande 1
Tomás Lopes (Bernardo, 58′), André, Rui Silva, Rodrigo, Rolo, Bastos, André Silva (Tiago Fernandes, int.), João Casaca (Mota, int.), David (Bernardo, 49′), Tomás Domingues e Osvaldo.
Não jogaram: Fernando, Leo Coimbra e Leandro Monteiro.
Treinador: Caracol.

UD Leiria 2
Hugo Sousa, Gonçalo Figueiredo (Tiago Gaspar, int.) David Pires, Mário Wilson, Joel Mendes (Gonçalo, 60′), Tiago Dinis (Pedro Martim, 33′), Simão Carvalho,  Manuel Vitorino (Faria, 66′), Alex Vieira, Léo e David Duarte.
Não jogaram: Diogo Silva e Rodrigo Pedroso.
Treinador: Wilson Gomes.

Campo da Portela, Marinha Grande
Árbitro: José Oliveira (AF Coimbra).
Assistentes: Gonçalo Ribeiro e José Castanheira.
Ao intervalo: 0-1. Espectadores: 100.
Golos: 0-1 David Duarte (35+1′), 0-2 Simão Carvalho (52′), 1-2 Osvaldo (69′).
Disciplina: Amarelo a João Casaca (24′) e David Duarte (24′).

Texto: Fábio Osório – Diário de Leiria
Foto: André Lucas