Numa partida muito bem disputada, o Portomosense (ADP) levou de vencida o Marrazes por 2-0, fruto de uma exibição em que evidenciou uma maior consistência táctica, e mais maturidade e clarividência no desenvolvimento estratégico do seu jogo, tanto defensiva onde Makê se mostrou a grande nível, como ofensivamente por ser eficaz. Posto isso, a vitória assenta bem à turma de Miguel Pinto, diante de um Marrazes em bom plano.
Após uns primeiros minutos mornos, A ADP esteve duas vezes perto de chegar ao golo. Primeiro por Élton que por milímetros não desviou um cruzamento de Testas e, depois, André Amaro já dentro da área, acertou mal na bola e o lance gorou-se.
Do lado contrário, Yassine começou a criar problemas à defensiva anfitriã, fruto da sua velocidade e depois de uma boa combinação com Miguel Carvalho, proporcionou boa defesa a Makê (13’).
A resposta só veio à passagem da meia hora, em que Testas teve soberana oportunidade de abrir o activo, mas isolado perante Tiago Gordalina, permitiu que este efectuasse uma grande defesa, numa primeira parte em que a igualdade se justificava em pleno.

Golos a abrir e a fechar a segunda parte decidem jogo
No reatamento, e já com a relva bastante desgastada, os donos da casa entraram mais fortes e dominadores e, logo nos minutos iniciais, Caracol rematou com muito perigo, mas ligeiramente ao lado.
Contudo, para o minuto seguinte estava guardado o grande momento da tarde. Lançamento em profundidade para o regressado Testas, que sobre a meia esquerda aplicou um fabuloso remate, fuzilando Tiago Gordalina que nada poderia fazer. Estava aberto o marcador no desafio da melhor maneira.
O Marrazes não reagiu de imediato e só ao minuto 64 respondeu por Miguel Carvalho, que por pouco não igualou a contenda, mas o seu remate saiu a centímetros da barra.
Do lado contrário, Élton também esteve perto do golo na sequência de um livre ensaiado, mas o seu cabeceamento a cruzamento de Caracol ‘beijou’ a barra.
À medida que o tempo foi passando, o Marrazes crescia no encontro e, Tiago Clemente teve a igualdade nos pés, mas Makê (o melhor em campo), com uma grande intervenção, manteve as suas redes invioláveis.
Depois foi Nuno Joaquim que após uma confusão na grande área proporcionou a defesa da tarde ao guardião da casa.
No período de compensação, um pouco contra a corrente do jogo e com a formação do Marrazes balanceada no ataque, o Portomosense, num rápido contra-ataque, fechou a contagem por Lote, após assistência de Bruno Ferreira.
Vitória justa para a ADP, mas talvez a diferença mínima espelhasse melhor o que se passou dentro das quatro linhas. O Marrazes pelo que fez, especialmente na segunda parte, merecia o seu tento de honra, perante uma arbitragem regular de Bruno Santos. |

AD Portomosense 2
Makê, Caracol, Farruba, Carlos Cruz, Diogo Dinis, Élton (c), Filipe, Rica, André Amaro (Lote, 73’), Rodrigo (Bruno Ferreira, 83′) e Testas (José Sousa, 76′).
Não jogaram: Caio, Nuno Miguel, Pedro Almeida, Daniel Pereira e Bruno Cepeda.
Treinador: Miguel Pinto.

SCL Marrazes 0
Tiago Gordalina, Tiaguinho (Nuno Joaquim, 73’), João André, Portugal, André Oliveira, Chiquinho, Nelson Brites (Conca, 59’), Tiago Clemente, Marcelo Carvalho (Renato, 82’), Yassine Kalda e Miguel Carvalho (c).
Não jogaram: Marcelo Sousa, Zimas, PS e Élvis.
Treinador: Antero Pinho.

Estádio Municipal de Porto de Mós
Árbitro: Bruno Santos. Assistentes: João Dias e Rafael Bento.
Ao intervalo: 0-0. Espectadores: 105.
Golos: 1-0 Testas (47’), 2-0 Lote (90+2’).
Disciplina: Amarelo a Nelson Brites (41’), João André (49’), Miguel Carvalho (56’), Yassine (57’), Élton (63’), Portugal (70’), Filipe (83’), Carlos Cruz (86’), André Oliveira (89’).

Texto: Fábio Osório – Diário de Leiria
Foto: Fernando José