Num jogo equilibrado e em que os três golos do encontro foram marcados nos últimos 12 minutos, a UD Leiria venceu o Cova da Piedade (3-0) e deu um passo importante rumo à manutenção.
O jogo começou numa toada intensa, com muita disputa de bola a meio-campo e com nenhuma das equipas a conseguir ter um domínio completo sobre a outra. Ainda assim, paulatinamente, a UD Leiria foi tomando o pulso ao jogo e, aos 9′, após um canto de André Carvalho, a bola ressaltou perigosamente no interior da pequena área do Cova da Piedade, mas nenhum dos avançados da equipa da casa conseguiu fazer o desvio que seria letal.
Nesta altura do jogo, dava mais UD Leiria e, aos 24′, no seguimento de uma boa jogada colectiva, Bruno Eduardo apareceu desmarcado e, com um remate cruzado, levou o perigo junto da baliza de Filipe Neves.
Pouco depois, novamente no seguimento de uma bola parada de André Carvalho, a bola sobrou para Henrique que, com um remate de primeira, obrigou Filipe Neves a uma defesa esforçada.
O jogo seguia numa toada intensa e apesar de algum domínio territorial, só em cima do intervalo a UD Leiria criou perigo, com Celso Vieira, no seguimento de um canto, a cabecear com selo de golo, valendo um defesa visitante a fazer o corte, mesmo em cima da linha de golo.
Depois de uma etapa inicial onde o sinal mais foi claramente da UD Leiria, o Cova da Piedade entrou melhor na etapa complementar e, logo nos primeiros minutos, teve dois bons lances ofensivos, com Tiago Nascimento a obrigar Dário Caetano a duas defesas atentas.
Após estes lances, a UD Leiria voltou novamente a crescer no jogo, e aos 57′, Ilyas Alilou passou por vários adversários em zona central, colocou a bola em Matheus Barbosa, mas Filipe Neves conseguiu a defesa para canto.
A partir daqui, e com o jogo mais ‘partido’, a UD Leiria continuou mais dominante e, aos 78′, chegou ao golo: cruzamento da direita e Bruno Eduardo, com um gesto técnico perfeito de cabeça, a inaugurar o marcador. O golo galvanizou a equipa da casa, e foram precisos só mais sete minutos para Bruno Eduardo dar o melhor seguimento a um canto (2-0).
Com o Cova da Piedade completamente rendido, hou­ve ainda tempo para Alexandre Oliveira ajudar à festa, com um remate de insistência, fazendo o 3-0 final.
Boa arbitragem do trio comandado por João Mendes.|

UD Leiria 3
Dário Caetano, Ilyas Alilou, Celso Vieira, Fioulah, Lucas Pegas, Iago Augusto, Tiago Claro (c), André Carvalho, Henrique Santos (Nicky Clescenco, 26′) (Alexandre Oliveira, 77′), Matheus Barbosa (Abubacar Sidico, 90′), Bruno Eduardo.
Não jogaram: Francisco Vieira, João Duarte, Tomás Dionísio, Tomás Santos.
Treinador: Tiago Vicente.

CD Cova da Piedade 0
Filipe Neves, Pedro Marques, Francisco Varela (c), Tiago Simões, Alex Petrice, Juscilino Fernandes (Bruno Tavares, 80′), David Semedo, João Vivas, Tiago Nascimento, Jorge Lino, Manuel Grade (Gonçalo Santos, 67′).
Não jogaram: António Pignatelli, Ricardo Figueiredo, Daniel Couraceiro, Shi Yu, Gonçalo Viriato.
Treinador: Ricardo Silva.

Campo da Mata, Santa Eufémia
Árbitro: João Mendes. Assistentes: Nélson Andrade e Adelino Crespo.
Espectadores: 150. Ao intervalo: 0-0.
Golos: 1-0 Bruno Eduardo (78′), 2-0 Bruno Eduardo (85′), 3-0 Alexandre Oliveira (90′).
Disciplina: Nada a assinalar.

Texto: Pedro Almeida – Diário de Leiria
Foto: UDL