O Caldas conseguiu finalmente confirmar a manutenção no Campeonato de Portugal depois de vencer o último classificado por 0-1, com Hugo Neto a ser o herói da partida ao marcar o golo solitário. Num jogo em que os caldenses dominaram quase sempre, o triunfo acaba por ser escasso.
O Caldas começou o jogo por cima, criando perigo desde cedo com um remate de Hugo Neto que passou ligeiramente por cima da baliza. Com o passar do tempo o Mação tentou responder, mas era o Caldas a equipa com maior capacidade de chegar com perigo à área contrária. Num desses lances, Juvenal cruzou para a área, mas Bernardo fez um corte providencial, tirando o pão da boca a Rafael Silveira e Hugo Neto que se preparavam para encostar para o golo.
À passagem da meia hora, o Caldas voltou a ameaçar o golo após um bom lance na esquerda a que se seguiu um cruzamento para a área, mas Hugo Neto, na marca do penálti, atirou por cima quando podia ter feito bem melhor.
Já perto do intervalo, foi Bernardo Rodrigues quem tentou o remate à entrada da área, com o guardião da casa a conseguir defender com a ponta dos dedos.
Tal como aconteceu no início do jogo, também a segunda parte começou com o Caldas a criar perigo, mas tanto Hugo Neto como Rafael Silveira falharam na finalização.
O Mação tentou responder, mas foi num contra-ataque o Caldas voltou a ameaçar com Luís Farinha a servir Hugo Neto, mas o avançado viu Francisco Sousa defender o seu remate com o pé.
Vendo o tempo a passar e a sua equipa a continuar a desperdiçar várias oportunidades de golo, o técnico José Vala mexeu na equipa e a verdade é que pouco tempo depois o Caldas chegou mesmo ao tão desejado golo quando Hugo Neto surgiu isolado a partir da direita e desta vez o avançado não desperdiçou, inaugurando o marcador.
O avançado dos pelicanos ainda chegaria a fazer um segundo golo pouco depois, mas o árbitro anulou o lance por considerar falta de Hugo Neto sobre um defesa do Mação.
Apesar de estar em vantagem, o Caldas não deixou de procurar novo golo, o que esteve perto de aconteceu quando, na sequência de um canto, Militão desviou ao primeiro poste e Leandro atirou ao lado da baliza.
Foi já no período de compensação que o Mação deu um ar da sua graça, num lance em que ficou muito perto do empate quando Luís Esteves cabeceou a rasar os ferros da baliza de Luís Paulo.
Com este resultado e a uma jornada do final do campeonato, o Caldas confirmou a manutenção.|

AD Mação 0
Francisco Sousa, Simão Moreno (Miguel Quiame, 67’), Bernardo, Gonçalo Lelé, Bruno Araújo, Filipe Faia, Luís Esteves, Bruno Lemos, João Marchão, Rodrigo Ribeiro (Jean Pereira, int.), Tiago Vieira.
Não jogaram: Alexandre, Litos, Glady Mpia.
Treinador: Rui Gaivoto.

Caldas SC 1
Luís Paulo, Juvenal, Militão, Rui Almeida, Luís Farinha, Paulo Inácio, André Simões, Bernardo Rodrigues (Marcelo, 83’), Hugo Neto, Ednilson (Nuno Januário, 69’), Rafael Silveira (Leandro, 61’).
Não jogaram: Guilherme, Pedro Gaio, Passos, Cascão.
Treinador: José Vala.

Estádio Agostinho Pereira Carreira, em Mação
Árbitro: João Bernardo (AF Setúbal). Assistentes: David Carreira e Luís Pinhal.
Ao intervalo: 0-0.
Golos: 0-1 Hugo Neto (75’).
Disciplina: Nada a registar.

Foto: Joel Ribeiro – Gazeta das Caldas