O Caldas estreou-se a vencer no Campeonato de Portugal. A ‘vítima’ foi a UD Santarém, equipa que nunca conseguiu contrariar a maior superioridade caldense, com a turma de José Vala a garantir um triunfo justo por 2-0, num jogo em que os golos só apareceram na segunda parte.
A fase inicial do jogo foi algo azarada para o Caldas já que aos até 15 minutos dois jogadores – Yordi e Passos – tiveram que sair por lesão. Ainda assim, o sinal mais pertencia ao Caldas que deixou a primeira ameaça quando Pedro Faustino acertou mal na bola após cruzamento de Juvenal.
Com o passar do tempo, o Caldas foi mantendo a toada ofensiva, mas sem conseguir acertar com a baliza adversária, enquanto a U. Santarém muito raramente conseguia chegar à área caldense, mostrando-se praticamente inofensiva. Com tanto desacerto na hora de rematar à baliza, o nulo chegou até ao intervalo com toda a naturalidade.
A segunda parte começou entretida, com ambas as equipas a mostrarem querer mexer com o resultado, aproveitando as bolas paradas para o efeito. Assim, depois de Pedro Gaio não ter conseguido desviar para a baliza um canto de André Santos, foi a fez da U. Santarém falhar na pontaria quando um livre de André Pires atravessou toda a pequena área do Caldas, saindo junto ao segundo poste.
A meio da etapa complementar, o Caldas conseguiu finalmente desatar o nó com Ricardo Isabelinha a trabalhar bem na direita e a servir André Santos que, com um remate à entrada da área, inaugurou o marcador.
A perder por 1-0, a missão da UD Santarém ficou ainda mais complicada quando o defesa central Cajarana viu o cartão vermelho directo na sequência do golo, por protestos.
Em superioridade numérica, a tarefa do Caldas ficou facilitada ao ponto de ter conseguido dilatar a vantagem quando Pedro Gaio desviou para o 2-0, na sequência de um canto.
Até ao apito final, o resultado não mais se alterou, com a turma de José Vala a saborear a vitória pela primeira vez no campeonato, o que lhe permitiu dar um salto significativo na tabela, tendo ainda um jogo a menos. |

Caldas SC 2
Luís Paulo, Passos (Juvenal, 14’), Militão (c), Pedro Gaio, Luís Farinha, Pedro Faustino, André Santos, Yordi (Paulo Inácio, 11’), André Simões, Hugo Neto (Ruca, 84’), Ricardo Isabelinha.
Não jogaram: Rui Oliveira, Bernardo Rodrigues, Nuno Januário, Karim.
Treinador: José Vala.

UD Santarém 0
Diogo Ferreira, Yaka Medina, Cajarana, Hugo Grilo, André Pires (83’), Pedro Ganhão (c), Nuno Longo (Didi, 83’), Carlos Saavedra, João Martins, Leo Mofreita, Pedro Augusto (Mendonça, 69’).
Não jogaram: Alberto Coll, Miguel Lopes, Tomás Cardoso, Fabinho.
Treinador: André Luís.

Campo da Mata, Caldas da Rainha
Árbitro: Luís Reforço (AF Setúbal). Assitentes: Luís Vaz e Paulo Rodrigues.
Ao intervalo: 0-0.
Golos: 1-0 André Santos (68’), 2-0 Pedro Gaio (79’).
Disciplina: Amarelo a Pedro Ganhão (45+5’), André Pires (62’), Cajarana (64’), Hugo Grilo (74’), Juvenal (87’). Vermelho directo a Cajarana (69’).

Texto: Renato Santos – Diário de Leiria
Foto: Joel Ribeiro – Gazeta das Caldas