A UD Leiria conseguiu um importante triunfo (1-3) no terreno do Caldas SC e mostrou que está a atravessar um bom momento de forma, já que averbou a segunda vitória consecutiva no Campeonato de Portugal. Num confronto histórico com os ‘vizinhos’ das Caldas da Rainha, a turma do Lis justificou o triunfo principalmente pelo que fez na primeira parte, altura em que apresentou um bom futebol e marcou dois golos, perante um Caldas algo apático.
Numa primeira parte repleta de incidências, a primeira ocasião de perigo surgiu bem cedo e para a UD Leiria quando Jahfort surgiu isolado após uma transição rápida, mas rematou para defesa apertada de Luís Paulo. Na recarga, Vlad ainda atirou ao poste, mas já tinha sido assinalado fora-de-jogo ao extremo leiriense.
Depois do aviso, o golo surgiu mesmo num lance em que Vlad apareceu à boca da baliza a desviar de cabeça para o golo inaugural, após excelente cruzamento no lado esquerdo do ataque.
Só a meio da primeira parte é que o Caldas deu um ar da sua graça através de um boa jogada individual de Ruca que rematou para defesa apertada de Fábio Ferreira. No lance seguinte, foi a UD Leiria quem criou perigo através de um cruzamento de João Dias para o corte da defesa caldense, com a bola ainda a raspar no poste.
O jogo entrou então numa fase de parada e resposta, com o Caldas a dispor de excelente ocasião para marcar num lance em que a defesa leiriense mostrou demasiada passividade, facto aproveitado para Pedro Faustino servir Bruno Eduardo que, com tudo para fazer o golo no coração da área, acabou por rematar enrolado e torto.
No minuto seguinte, a UD Leiria mostrou como se fazia e desta feita com eficácia. Num lance em tudo idêntico ao dos caldenses, Denis serviu de bandeja Danny Choi com o coreano a rematar na passada para o 0-2.
Com uma vantagem confortável no marcador, a UD Leiria baixou de produção e permitiu aos homens da casa uma reacção. Primeiro foi Pedro Faustino quem desmarcou na perfeição Ruca que dominou bem a bola na área, mas não contava com a antecipação de Fábio Ferreira, a evitar males maiores. Depois, já perto do intervalo, numa excelente jogada de combinação, Luís Farinha rematou cruzado para o 1-2, levando para o intervalo a esperança caldense de dar a volta ao resultado.

Golo de Cuero ‘matou’ o jogo
Depois de uma primeira parte repleta de ocasiões, o segundo tempo foi bem mais pausado, muito porque a UD Leiria baixou linhas para explorar os contra-ataques, enquanto o Caldas era dono e senhor da posse de bola, mas nunca conseguiu criar uma real situação para empatar.
Só nos últimos dez minutos é que o jogo animou. Altura em que a UD Leiria sentenciou a partida após uma bola colocada na área em que João Lameira tentou o remate de primeira, mas falhou a bola, acabando por sobrar para Fabián Cuero que atirou cruzado para o golo, apesar da tentativa de Militão de cortar em cima da linha.
Este golo não desmoralizou a turma da casa que, em cima do minuto 90, podia ter reduzido numa bola bombeada para a área em que Rukas dividiu o lance de cabeça com Bruno Eduardo, com o árbitro a considerar falta do defesa do Lis. Na cobrança do pontapé de penálti, Hugo Neto mostrou excesso de pontaria e acertou no poste, sendo esse o último suspiro caldense na partida.
Arbitragem com alguns equívocos, um deles grave ao assinalar pontapé de penálti.|

CALDAS SC   1
Luís Paulo, Juvenal, Militão, Pedro Gaio, Luís Farinha, André Santos, Paulo Inácio (Karim, 60’), Pedro Faustino, Bernardo Rodrigues (Ricardo Isabelinha, 75’), Ruca (Hugo Neto, 58’), Bruno Eduardo.
Não jogaram: Rui Oliveira, Nuno Januário, Marcelo, Passuco.
Treinador: José Vala.

UD LEIRIA   3
Fábio Ferreira, João Dias, Rukas, João Cunha, Dénis, João Lameira, Heli, Jahfort, Vlad (Onyeka, 60’), Danny Choi (Kiko, 69’), Fabián Cuero (Nuninho, 81’).
Não jogaram: Kucher, Tomás Silva, João Vítor, Renato Alexandre.
Treinador: Filipe Cândido.

Campo da Mata (Caldas da Rainha)
Espectadores: 600.
Árbitro: Paulo Raposo (AF Santarém).
Assistentes: Pedro Freire e Adelino Crespo.
Ao intervalo: 1-2.
Golos: 0-1 Vlad (12’), 0-2 Dan-ny Choi (32’), 1-2 Luís Farinha (42’), 1-3 Fabián Cuero (81’).
Disciplina: Amarelo a João Lameira (19’).

Texto: José Roque – Diário de Leiria
Foto: Joel Ribeiro