Estádio Municipal de Leiria
Assistência: Cerca de 350 espectadores.
Árbitro: Ruben Capela, auxiliado por Tiago Matias e João Brás.

.

Treinador: Luís Bilro.
Vítor Maranhão; Rui Bento, Nicholas, Mário Wilson, Tiago Gonçalves; Fábio Santiago, Leandro, Bruno Novo (Dany, int.), Edgar Grincho (Jefferson, int.), Dário Marquês e Giovanni (Henrique Piló, 69m).
Suplentes: Ivo, Ricardo Brás, João Lopez e Yago.
.
Treinador: António Durão ‘Plim’.
Maniche; Fábio Vieira, Rui Carreira, Lomba, Norberto, Manuel (André, 80m), Hugo Carvalho, Miguel Carvalho, Jackson, César Sousa, Ricardo Silva.
Suplentes: Donny, Rui Durão e Pedro Boal.
.
Marcadores: 1-0 por Henrique Piló (76m), 2-0 por Dário Marquês (85m).
Acção Disciplinar: Cartão amarelo a Nerberto (23m), Edgar Grincho (32m), Rui Bento (41m), Ricardo Silva (48m), Leandro (83m).
.
A União de Leiria voltou às vitórias no Torneio Preliminar da Taça Distrital ao derrotar o Alqueidão da Serra por 2-0, o que permitiu à equipa de Luís Bilro assumir a liderança do grupo C desta competição. Em confronto estavam duas das principais equipas do futebol distrital e que irão lutar pelo título na 1.a divisão, mas a sorte sorriu aos leirienses que aproveitaram algum desgaste físico dos visitantes que disputaram na última quinta-feira a Supertaça Distrital.
Num terreno de jogo irregular e escorregadio, as equipas não proporcionaram um bom espectáculo de futebol, com as oportunidades de golo a serem uma raridade para ambas as equipas.
Depois de um período de muita disputa a meio-campo, a União de Leiria começou a assumir as rédeas do encontro com o primeiro lance de perigo a surgir pelos pés de Bruno Novo (19m), com o médio a receber a bola no peito já dentro da área, a rodar para a baliza mas o remate encontrou um defesa do Alqueidão pela frente.
Os minutos foram passando com pouco esclarecimento de ambas as equipas e foi preciso esperar quase até ao apito para o intervalo para se ver uma jogada com algum perigo. Num excelente contra-ataque Bruno Novo apareceu em boa posição mas o remate cruzado saiu enrolado e ao lado da baliza.
No segundo tempo, o domínio da União de Leiria intensificou-se com o Alqueidão da Serra a sentir muitas dificuldades para conseguir chegar à baliza de Vítor Maranhão. Luís Bilro, que mexeu ao intervalo, queria maior acutilância por parte dos seus jogadores, mas foi o Alqueidão da Serra a criar perigo numa bola endossada para a área com Miguel Carvalho, em boa posição, a rematar por cima da baliza. Poucos segundos depois respondeu a União por intermédio de Dário Marquês mas o remate também saiu por cima.
A União só voltaria a criar perigo através de um lance de bola parada com Dany a cobrar um livre directo com a bola a passar por cima da baliza do Alqueidão. Com a entrada de Henrique Piló, o ataque leiriense ganhou maior acutilância e bastaram poucos minutos em campo para o avançado fazer ‘estragos’. Num lance de contra-ataque (76m), Leandro dominou bem a bola e serviu Henrique Piló no coração da área que só teve que encostar para o 1-0.
O Alqueidão da Serra tentou um último esforço para chegar ao empate, com a União de Leiria a aproveitar para voltar a marcar em contra-ataque, em que Henrique Piló serviu Dário Marquês que aproveitou uma escorregadela de um defesa contrário para ficar isolado, contornar o guarda-redes e selar o 2-0 no resultado.
Vitória justa da União de Leiria apesar de a equipa continuar a sentir muitas dificuldades em criar perigo contra equipas bem organizadas defensivamente. Exemplo disso mesmo é o facto dos leirienses terem concretizado dois golos em contra-ataque.
Arbitragem regular de Ruben Capela, contudo não está isenta de erros.

Texto José Roque – Diário de Leiria
Foto – In Touch