O Diário de Leiria volta a fazer a eleição daquele que considera ter

sido o melhor onze da Divisão de Honra na época 2012/2013, numa parceria com o blogue Futebol Distrital de Leiria. Recorde os jogadores que mais se destacaram ao longo da época que consagrou o Portomosense como campeão distrital.

 

Jogadores de Honra

.

Wilson Soares (Portomosense)

Se o Portomosense acabou a época com a defesa menos batida do campeonato, muito se deve ao jovem guarda-redes Wilson Soares, de 20 anos, que rubricou uma época pautada pela regularidade, mostrando serviço sempre que era solicitado, transmitindo segurança aos companheiros de equipa. Uma época de afirmação.

.
Pedro Santos (GDR Pousaflores)
Trata-se de uma das mais jovens esperanças no futebol distrital. De apenas 21 anos, Pedro Santos teve uma época de afirmação depois de na época passada ter estado ao serviço do Avelarense. Formado na União de Leiria, Pedro Santos mostrou toda a sua qualidade técnica, emprestando muito dinamismo à ala direita do Pousaflores.
.
Pedro Órfão (SCL Marrazes)
O experiente defesa-central não sabe jogar mal. Com 31 anos, muitas vezes não se dá pela sua presença em campo já que parece actuar com ‘pezinhos de lã’, contudo está sempre no sítio certo a auxiliar os companheiros e transmite muita tranquilidade aos colegas de equipa. Além de cumprir em termos defensivos, foi ainda autor de vários golos, principalmente através da cobrança exímia de livres directos.
.
Ricardo Pontes (Grap/Pousos)
Depois de Marrazes e Alcobaça, Ricardo Pontes agarrou o seu espaço na formação dos Pousos, Leiria, com um futebol feito de autoridade e irreverência, própria dos seus 21 anos. Foi uma das revelações da época, não só pela competência defensiva, como também pela sua polivalência dentro de campo já que chegou a actuar quer a lateral, quer a extremo. Além do mais, mostrou-se muitas vezes mortífero nas bolas paradas, aparecendo sempre com perigo a cabecear para golo.
.
João Miguel (SCL Marrazes)
Fruto da ‘cantera’ do Marrazes, João Miguel pode aspirar aos mais altos voos no futebol nacional. Com apenas 19 anos, ainda tem uma margem de progressão enorme, mostrando desde já uma maturidade assinalável. Faz da velocidade a sua principal arma, tornando-se um quebra-cabeças para a equipa contrária sempre que sobe no terreno. Em termos defensivos é um jogador muito competente e agressivo, não dando espaço aos adversários.
.
Pedro Dias (GD Guiense)
O experiente jogador de 30 anos do Guiense é um dos baluartes da equipa. É um líder dentro de campo dando equilíbrio ao Guiense, sendo determinante na recuperação de bola, mas também na construção do futebol ofensivo. Após concluir a sua segunda época ao serviço da formação da Guia, é um dos indiscutíveis para o técnico José Godinho e tem entrada directa no melhor onze do ano.
.
Élton Cruz (AD Portomosense)
O médio de 25 anos voltou a rubricar uma época em bom plano no campeão distrital, pautando a sua actuação pela regularidade. Fazendo uso do seu forte porte atlético, Élton ‘encheu’ em vários jogos o
meio-campo da formação de Porto de Mós sempre com muito critério e visão de jogo. Muitas vezes discreto, é daqueles jogadores que qualquer treinador gostaria de ter na sua equipa já que cumpre sempre.
.
Luís Farinha (GD Atouguiense)
O médio ofensivo da formação do concelho de Peniche fez esta época a sua estreia como sénior tornando-se uma das revelações do campeonato. Dotado em termos técnicos, Luís Farinha actua preferencialmente atrás do avançado, sendo sempre um perigo à solta, revelando ainda muita influência na manobra ofensiva da equipa. O jovem atleta conta igualmente com vários golos na sua conta pessoal que, contudo, não foram suficientes para salvar o Atouguiense da descida de divisão.
.
Rúben Martins (SCL Marrazes)
Com apenas 19 anos, Rúben Martins é já um valor seguro do futebol distrital com um futuro muito promissor pela frente. Formado nas escolas do Marrazes, o extremo é um dos indiscutíveis de Rui Bandeira que vê na sua velocidade, visão de jogo e capacidade técnica, uma das principais armas da equipa. Mas Rúben Martins não se limita a servir os colegas para marcarem, ele próprio reivindicou a
sua veia goleadora ao longo da época com golos para todos os gostos e feitios.
.
Pedro Mendes (AD Portomosense)
Foi o melhor marcador da Divisão de Honra. Só por si, diz muito da época fantástica que Pedro Mendes realizou tendo sido decisivo para o título de campeão do Portomosense. Aos 33 anos, o avançado mostrou toda a sua qualidade jogo após jogo, fazendo da técnica individual, velocidade e capacidade de liderança as suas principais armas. Na próxima época, regressa ao campeonato nacional com todo o mérito.
.
Diogo Neves (GD Pelariga)
Depois de duas épocas na Matamourisquense, Diogo Neves teve uma temporada de sonho ao serviço da Pelariga. Lutou até ao final pela liderança da lista dos melhores marcadores com Pedro Mendes, com o avançado de 24 anos a ser preponderante para a boa época da sua equipa. Possante e acutilante, foi sempre um perigo para as redes contrárias, sendo um dos destaques da Divisão de Honra.
.
——-
Suplentes : Mocheco (GRAP), Nuno Tiago (Portomosense), Pitéu (Pousaflores), Garfo (Figueiró dos Vinhos), Sérgio Letra (Vieirense), Canas (Guiense) e Afonso (Portomosense).