Clubes aprovaram alteração ao modelo competitivo da 1.ª divisão distrital procurando maior competitividade. Campeonato será disputado em duas fases, uma de apuramento e outra de classificação
.
A 1.ª divisão distrital vai voltar a sofrer alterações para a época 2013/2014 com a Associação de Futebol de Leiria (AFL) a procurar aumentar a competitividade com a alteração do modelo competitivo. Depois de na última temporada terem ‘chovido’ críticas em relação ao modelo competitivo, a AFL reuniu os clubes para que estes encontrassem um consenso em relação a esta matéria com os emblemas do distrito a aprovarem, no início do ano, a alteração da 1.ª divisão distrital.
Recorde-se que na última época, o último escalão distrital só foi disputado a partir de Dezembro tendo em conta o número reduzido de equipas (20). Para colmatar o vazio competitivo, a AFL optou por organizar uma pré-eliminatória da Taça Distrital, com uma fase de grupos, o que não agradou à grande maioria das equipas em competição.
Com o aumento do número de equipas inscritas na 1.ª divisão e com a perspectiva de aumentar a competitividade, este escalão passará a ser disputado em duas fases distintas, sendo a primeira de apuramento e a segunda de classificação.
Na primeira fase os clubes serão divididos por proximidade geográfica em séries, que jogarão entre si a duas voltas, para apuramento dos clubes necessários para as fases seguintes. Até ao momento, a AFL ainda não definiu o número de séries, sendo certo que, para já, estão inscritas 25 equipas, o que obrigará à constituição de cinco séries de cinco equipas cada.
Para a segunda fase serão apurados os 16 clubes melhores classificados da primeira fase de todas as séries que serão agrupados posteriormente em duas séries geográficas, que, numa poule a duas voltas, disputam o apuramento do primeiro classificado de cada série.
Depois disso, o primeiro classificado de cada série disputa num só jogo, em campo neutro a indicar pela AFL, o apuramento do Campeão Distrital da 1.ª Divisão.
As restantes equipas não apuradas para a segunda fase/Grupo A, serão agrupadas em uma ou mais séries geográficas e disputarão o Campeonato da 1.ª Divisão Distrital/Grupo B, com o intuito de haver igualmente um campeão distrital do Grupo B e manter os índices competitivos das equipas ao longo da temporada.

 Quem sobe?

 Tendo em conta que a segunda fase do Campeonato/ Grupo A vai ser disputada em duas séries, ascenderão automaticamente à Divisão de Honra o primeiro classificado de cada série, à imagem do que já aconteceu na última temporada.
Se, em função das vagas existentes na Divisão de Honra, houver necessidade de ascenderem mais clubes, os segundos classificados de cada série disputam num só jogo, em campo neutro, a indicar pela AFL, o apuramento do segundo melhor classificado.
Em relação à Divisão de Honra, não haverá alterações, pelo que se mantêm as 16 equipas, em que o campeão sobe aos campeonatos nacionais, descendo três formações para a 1.ª divisão distrital.
 
José Roque – Diário de Leiria