A Académica empatou, na manhã de domingo, na Academia Dolce Vita, frente à UD Leiria, num jogo impróprio para cardíacos. Os estudantes perderam a oportunidade de apanhar os leirienses na liderança, mantendo, deste modo, o 2.º lugar a três pontos dos leirienses.

Esperava-se um jogo intenso e recheado de qualidade por parte das duas equipas e, de facto, o jogo correspondeu às expectativas dos amantes de futebol presentes na Academia da Briosa.

Os estudantes entraram a mandar no jogo e, logo ao segundo minuto, Zé Marques com um remate de fora da área proporcionou defesa apertada a Duarte. Pouco depois, o guardião leiriense esteve novamente em apuros, com uma jogada colectiva fantástica finalizada por Mingachos que “tirou tinta” à barra da baliza visitante.

No entanto, foi mesmo a UD Leiria a inaugurar o marcador. Contra-ataque rapidíssi­mo, com Luisinho a assistir Gonçalo para o primeiro golo da partida. Estavam decorridos 22 minutos e foi mesmo com este resultado que as equipas recolheram aos balneários ao intervalo.

Mais emoção e golos
Na segunda parte, os pupilos de Rui Silva estiveram muito bem. Exploraram mais os flancos e conseguiram criar mais oportunidades.

Aos 50 minutos, beneficiaram de uma grande penalidade, de onde resultou a expulsão de Edgar que travou Mingachos à “boca da baliza”. O atleta da Briosa empatou a partida na conversão do castigo máximo.

A formação leiriense, reduzida a 10 unidades, tentou apostar no contra-ataque e conseguiu mesmo “assustar” a equipa da casa.

O recém-entrado Rudy, na “ressaca” de um pontapé de can­to, rematou pa­ra o fundo das redes, colocando os visitantes novamen­te em vantagem no marcador.

A Académica, em desvantagem e faltando pouco tempo para o final da partida, acreditou sempre que poderia mudar o rumo dos acontecimentos e o inconformado Mingachos conseguiu mesmo dar o empate aos estudantes com um cabeceamento fulminante após cruzamento de João Bogalho, estabelecendo o resultado final num empate a duas bolas.

Para a história fica um grande jogo de futebol, entre duas belas equipas.

Académica      2
Alexandre Verdade, Luís Oliveira (Edu, 66′), Caridade (André Freitas, 70′), Samuel, Bruno Roca, Zé Marques, Rui Barreto, João Bogalho, Xavi, Mingachos, Teles (António Gonçalves, 78′).
Não jogaram: Rodrigo Murta, António Conceição, Alex e Simão.
Treinador: Rui Silva.

UD Leiria     2
Duarte, Luisinho, Vieira, Marcelo, Edgar, Marto, Jordão, Gonçalo (Matheus, 75′), Litos, Diogo Pinto (Rudy, 46′), Lourenço (Bê, 64′).
Não jogaram: Vasco, Pedro Domingues, Mauro, Gameiro.
Treinador: Jorge Raimundo.

Academia Dolce Vita, em Coimbra
Árbitro: José Rodrigues. Auxiliares: Paulo Mendes e Daniel Santos.
Espectadores: 150. Ao intervalo: 0-1.
Golos: Gonçalo 0-1 (22′), 1-1 Diogo Mingachos (50’, g.p), 1-2 Rudy (66’), 2-2 Diogo Mingachos (72′).
Disciplina: Vermelho a Edgar (49′).

Texto: João Sobral – Diário de Leiria
Foto: Ferreira Santos