A UD Leiria manteve a liderança no campeonato ao vencer o Cartaxo por 3-1, num jogo em que a chave do sucesso esteve na eficácia, já que os leirienses, em quatro remates que fizeram durante toda a partida, marcaram três golos para desespero dos jogadores visitantes.
O jogo começou equilibrado e repartido, mas na primeira incursão dos leirienses à área contrária chegaram ao golo numa desmarcação primorosa de Hugo Romana para Gustavo em que o avançado rematou na passada para um golo de belo efeito.
Cinco minutos volvidos e os papéis inverteram-se. Gustavo foi à linha de fundo ganhar uma bola na raça ao adversário e serviu Hugo Romana na área que, solto de marcação, fez o chapéu que deu o 2-0.
Se os indíces de eficácia da UD Leiria eram já de si surpreendentes, melhor ficaram já perto do apito para o intervalo quando Rodrigo Vieira cruzou para a área e Simão, à segunda, a conseguir rematar para o fundo da baliza, fazendo o 3-0.
O resultado ao intervalo não deixava grande espaço para dúvidas, mas o Cartaxo veio dos balneários com o objectivo de deixar uma outra imagem e conseguiu já que deixaram os leirienses em sentido com um futebol de qualidade. Fruto disso mesmo, os visitantes chegaram ao golo numa excelente jogada individual de Dani que passou por dois adversários e, aproveitando a passividade dos leirienses, rematou próximo da quina da área e fez um belo golo.
A formação do Cartaxo passou a acreditar que seria possível conseguir algo mais do jogo, ainda para mais quando a UD Leiria continua a dar um festival de passes errados, denotando algum nervosismo.
Contudo, paulatinamente os leirienses foram controlando as operações, aproveitando para fazer uma gestão do tempo e do resultado, pelo que o Cartaxo não mais conseguiu chegar com perigo à baliza de Cardoso.
A vitória da UD Leiria não merece contestação apesar dos números exagerados, já que o Cartaxo foi sempre uma equipa muito abnegada e que jogou de igual de igual com os líderes da classificação.
O trio de arbitragem de Castelo Branco fez um trabalho globalmente positivo, apesar de alguns equívocos.
UD Leiria 3
Cardoso, Rodrigo Vieira, Celso (Bujas, int.), Serrão, Rafael Barca, João Duarte (Tiago Claro, 52’), Tiago Marques, Hugo Romana, Gustavo (Samuel, 60’), Simão (Lima, int.), Ruben (Luís Santos, int.).
Não jogaram: Leonardo, Bruno Cid.
Treinador: Vítor Duarte.
Cartaxo 1
Jerónimo, Tiago Silva, Dani, Rui Abreu, Carmo, Rui Miguel, Márcio, coração, Rocha (Rafael, 63’), Ferraz, Moreira (Vasco, 68’).
Não jogaram: Tiago, Dinis, Gonçalves, Ricardinho.
Treinador: Miguel Ribeiro.
Campo da Mata, Santa Eufémia
Árbitro: André Nunes (Castelo Branco). Auxiliares: Gonçalo Tomás e Nuno Farinha.
Espectadores: 100. Ao intervalo: 3-0.
Golos: 1-0 Gustavo (14’); 2-0 Hugo Romana (19’); 3-0 Simão (35’); 3-1 Dani (43’).
Disciplina: Amarelo a Coração (33’), Gustavo (57’), Bujas (58’), Luís Santos (70+1’).
Texto e foto: José Roque – Diário de Leiria