FD Leiria – Decorrida toda a 1ªvolta do campeonato, e a AE Óbidos está a ter até ao momento uma participação digna de registo. Oito jogos, oito vitórias, quarenta golos marcados e apenas um sofrido. Como se conseguem estes números espantosos ?
Vasco Silva – O que temos feito até ao dia de hoje foi conseguido com o trabalho que efectuamos semanalmente mas a grande responsabilidade destes números recai sobre os jogadores. Os jogadores têm sido os grandes obreiros, são eles que têm mostrado sempre grande disponibilidade e dedicação, têm sido inexcedíveis, são eles que trabalham sempre no limite e são eles que se apresentam sempre em grande numero em cada sessão de treino. Quando assim é o meu trabalho enquanto treinador fica mais facilitado. Tentamos semana após semana melhorar e penso que isso é bem visível nos resultados. Semanalmente vou também alertando os jogadores que ainda não ganhamos nada e se acabarmos mal a época ninguém se vai lembrar do inicio de época que tivemos. O grande objectivo é dar continuidade ao que temos feito até hoje.
.
FDL – De uma maneira geral que balanço faz deste campeonato ?
VS – O balanço em relação à nossa participação não podia ser melhor. Provavelmente nem nas nossas melhores perspectivas podíamos imaginar estar melhor nesta altura. Penso que em todos os jogos apresentamos sempre qualidade, fomos sempre superiores em relação aos nossos adversários e estamos bastantes próximos de atingir o nosso objectivo de ficarmos qualificados para a fase de apuramento de campeão. No campeonato em si existe uma grande diferença de qualidade entre equipas. A prova disso mesmo é que já assistimos a muitos resultados desnivelados.
FDL – Historicamente este é um escalão etário bastante complicado, o que se nota bem no reduzido número de equipas em relação a outros escalões. É uma idade que muitos jovens vão para fora estudar e começam a despertar para outros interesses. Falando de uma forma geral, é fácil gerir uma equipa de Juniores e quais os maiores desafios ?
VS – A principal razão do abandono do desporto na idade de júnior, não só no futebol mas em quase todas modalidades isso se verifica, deve-se aos motivos escolares. Felizmente este ano não temos essa preocupação, num plantel de 24 elementos, temos 5 juniores de segundo ano, 17 juniores de primeiro ano e 2 ainda em idade juvenil. O inicio de época não foi fácil, estava habituado enquanto jogador a ter níveis de exigência e tentei transmitir isso aos meus jogadores desde a primeira hora que começamos. Sem exigência e trabalho nada se consegues. Nem todos os jogadores estavam preparados mas rapidamente se habituaram. A prova disso é a quantidade de jogadores que tenho sempre disponíveis em todos os treinos. Os jogadores acreditam no trabalho que está a ser feito.
.
FDL – Para além de um excelente campeonato, a AE Óbidos ainda se encontra a disputar a Taça Distrital. Com que expectativa encaras o jogo da próxima eliminatória, frente ao líder da Divisão de Honra SL Marinha ?
VS – O objectivo na taça é chegar o mais longe possível. Penso que já é um bom prémio para nós ter chegado a esta fase da prova. No sorteio, segundo a classificação da divisão de honra, calhou-nos o adversário mais forte entre os disponíveis. Penso que vai ser um jogo bastante interessante de seguir. Não vamos de maneira alguma entrar em campo derrotados. Nesta competição já eliminámos de forma clara um adversário da divisão de honra. Iremos estudar o valor do adversário na devida altura, acreditamos que temos as nossas hipóteses de passarmos à próxima fase e vamos lutar com todas as nossas forças até ao ultimo minuto para que isso seja possível.
.
FDL – Com a 1ªFase a meio, e facilmente se prevendo que AE Óbidos estará presente na 2ªFase, quais os objectivos para o que falta da temporada ?
VS – Com mais 2 vitorias conseguiremos o apuramento, penso que 30 pontos conquistados sejam os suficientes. Depois de apurados iremos preparar a nossa equipa de forma a nos podermos apresentar nas melhores condições possíveis na fase de subida. Qualquer equipa que participará na fase de subida irá lutar pelo o único objectivo que essa fase proporciona. Nós não fugimos à regra mas até lá ainda temos muitos jogos para disputar e cimentar o mais depressa possível o nosso apuramento.
Para finalizar aproveito a oportunidade para desejar aos responsáveis/colaboradores do FD Leiria, a todos os seus leitores e desportistas um óptimo 2015 e que não deixem de lutar pelos seus objectivos.