Paulo Sarraipa, ex-vice presidente da UD Leiria, saiu a público a pedir a demissão do actual presidente do clube, Rui Lisboa. No entender do empresário, a época de insucesso que a UD Leiria está a realizar e que culminou no não apuramento para a fase de subida no Campeonato Nacional de Seniores, deve-se única e exclusivamente às medidas tomadas pelo presidente.
“A constante vinda de jogadores criou instabilidade no plantel. Aliada a isto, houve uma falta de aposta na formação iniciada há dois anos quando ainda estava no clube”, vincou Paulo Sarraipa, acrescentando que Rui Lisboa deveria ter pedido a demissão logo após a derrota diante do Sertanense (3-1) no passado domingo, que ditou o afastamento dos leirienses da fase de subida: “Se tiver carácter, que deixe a União aos unionistas”, disse Paulo Sarraipa.
“O presidente não conseguiu criar uma equipa unida e não vale a pena culparem os treinadores porque a instabilidade deve-se à entrada e saída jogadores que teve muito peso no rendimento da equipa. Há jogadores que não sabiam que ia ser seu futuro tendo em conta que no dia seguinte podiam vir mais jogadores. A aposta foi falhada, não da parte dos jogadores, mas sim do presidente que terá de o assumir perante os sócios e a sociedade leiriense”, concluiu Paulo Sarraipa.
O Diário de Leiria tentou contactar Rui Lisboa, mas sem sucesso, contudo Mário Cruz, vice-presidente para a área do futebol sénior, sublinha que o ‘falhanço’ do clube em relação aos objectivos traçados são “contingências do futebol”.
“Os responsáveis pelo o que aconteceu somos todos nós. É o futebol. Nem sempre ganham os que estão mais bem preparados e encaramos isso com normalidade”, referiu Mário cruz. Em relação às críticas de Paulo Sarraipa à direcção do clube, nomeadamente ao seu presidente, o dirigente “discorda” daquele tipo de análise. “Essas declarações não merecem qualquer tipo de comentário, porque em nada contribuem para o engrandecimento da UD Leiria”, frisou.
Quanto ao que a UD Leiria pode fazer no resto da época na fase de descida, Mário Cruz acredita que a “UD Leiria tem sempre motivação para ganhar”, antevendo que esta fase servirá para analisar o que correu mal e preparar já a próxima época.
“A culpa do que aconteceu é de todos os jogadores”
Numa altura conturbada na época da UD Leiria, o capitão Luiz Carlos deu a cara e não fugiu às responsabilidades. “É difícil analisar o que aconteceu porque ainda temos a cabeça quente. Ninguém esperava isto e ainda não assimilámos, mas em nenhum momento foi culpa da direcção, porque não faltou nada, deram-nos tudo. Quem tem de assumir as responsabilidades são os jogadores de todo o plantel. Resta-nos aprender com os erros e voltar mais fortes no próximo ano”, salientou, acrescentando que a entrada e saída de jogadores é “normal em qualquer equipa”.
Texto: José Roque – Diário de Leiria
Foto: Luis Filipe Coito