O Benfica alcançou a segunda vitória consecutiva no campeonato na viagem até Leiria, mas os ‘encarnados’ tiveram de sofrer, e de que maneira, para garantir os três pontos perante o último classificado que, no segundo tempo, dominou o jogo por completo e até justificou outro resultado.
O jogo começou praticamente com o golo do Benfica na sequência de um cruzamento de Witiness Quembo a que Gilson Costa correspondeu da melhor forma para abrir o marcador.
Depois de um início dominador por parte dos ‘encarnados’, paulatinamente a UDLeiria foi equilibrando o jogo conseguindo mesmo chegar com perigo junto à área contrária, como foi o caso do cabeceamento de Bruno Santos que passou perto do poste.
No segundo tempo, a UD Leiria surgiu de forma mais empertigada em campo e obrigou o Benfica a recuar as suas linhas, tomando por completo as rédeas da partida. Ainda assim, a formação do Lis sentiu dificuldades em criar verdadeiras situações de perigo perante um Benfica que fechava como podia todos os caminhos para a sua baliza.
Foi já perto do apito final que a UD Leiria conseguiu estar perto do golo numa excelente jogada de combinação entre Afonso Caetano e Pedro Henriques com este último a rematar a centímetros do poste.
Quanto à actuação de Luís Máximo, o árbitro cometeu alguns erros, apresentando alguma dualidade no critério disciplinar.
UD Leiria 0
João Pedro, Pedro Henriques, Benny (Gabi, 52′), André Oliveira, Ivan, Mihai, Rui Rodrigues (Leandro, 74′), Afonso Caetano, João Silva, Vasco Pontes, Bruno Santos (Jordão, int.).
Não jogaram: Dinis, Denis, Raul Rodrigues, Renato.
Treinador: Tiago Vicente.
SL Benfica 1
André Ferreira (c), Isaac Fernandes, Ruben Dias, João Lima, Yuri Ribeiro, Pedro Rodrigues (Alfa Esteves, 80′), Gonçalo Rodrigues, Diogo Gonçalves, Witiness Quembo (Aurélio Buta, 74′), Gilson Costa, Hildeberto Pereira (Flávio Silva, 90+1′).
Não jogaram: Rafael Lopes, Ricardo Carvalho, Hugo Santos, Carlos David.
Treinador: João Tralhão.
Campo da Mata, Santa Eufémia
Árbitro: Luís Máximo (Castelo Branco). Auxiliares: Ângelo Correia e Pedro Ribeiro.
Espectadores: 250. Ao intervalo: 0-1.
Golos: 0-1 Gilson Costa (4′).
Disciplina: Amarelo a Vasco Pontes (26′), Afonso (66′), Rui Rodrigues (69′), Yuri Ribeiro (81′), Isaac Fernandes (90+4′).
Texto: José Roque – Diário de Leiria
Foto: Luís Filipe Coito