O GD Peniche deu um passo importante rumo ao título distrital ao vencer no terreno do terceiro classificado – o SCL Marrazes – por 0-1 com o golo de Pedro Emanuel a ser decisivo para colocar a formação penichense isolada no topo da classificação.
Com um Peniche na máxima força e um Marrazes privado do seu treinador devido a castigo, o jogo contou com uns minutos iniciais de grande equilíbrio, mas, paulatinamente o Peniche foi tomando conta as rédeas da partida, rematando por várias vezes, nomeadamente por Paulinho e Ricardinho com o perigo a rondar a baliza de Pedro Duarte.
Apesar das tentativas dos homens de Peniche, o golo não apareceu e, do outro lado, o melhor que o Marrazes conseguiu fazer foi um cabeceamento de Ednilson para defesa segura de Sérgio Nobre na sequência de um canto.
Depois de uma primeira parte sem grandes motivos de interesse, o jogo ficou mais aberto no segundo tempo e foi curiosamente a equipa da casa quem entrou melhor quando Dárcio, dentro da área, tirou vários adversários do caminho, entre eles o guarda-redes Sérgio Nobre, mas a defesa visitante conseguiu cortar o lance para canto na hora certa.
Nesta fase do jogo, o Marrazes era a equipa mais esclarecida e voltou a criar perigo num cruzamento de Ednilson com Dady a receber a bola dentro da área, mas quando se preparava para finalizar, um defesa do Peniche voltou a cortar em última instância.
Após esta fase de maior ascendente ofensivo do Marrazes, o Peniche respondeu numa jogada de insistência de Pidocha que tentou a meia distância com a bola a passar perto do poste.
Depois da ameaça, o Peniche chegou mesmo ao golo quando Paulinho recuperou a bola ainda no meio campo ofensivo, e depois de alguma atrapalhação, serviu Pedro Emanuel que, no coração da área, rematou enrolado com a bola a entrar lentamente junto ao poste, sem hipóteses para Pedro Duarte.
Pouco depois, os mesmos intervenientes estiveram perto de aumentar a vantagem, mas desta feita Pedro Duarte impediu o golo a Pedro Emanuel, com Pidocha a conseguiu concretizar na recarga, mas em fora de jogo.
Já perto do apito final, o Marrazes dispôs de uma grande oportunidade para marcar quando Samuel cruzou para o segundo poste onde Ednilson, com tudo para fazer o golo, cabeceou por cima. Em cima do minuto 90, o grande protagonista foi o guarda-redes Sérgio Nobre ao fazer uma defesa espectacular a remate à queima de Dady quando já se gritava golo nas bancadas.
O Peniche passava por momentos de sufoco nos instantes finais com o futebol directo do Marrazes e já no período de compensação, após um livre em que a bola foi colocada na área, Sérgio Nobre saiu a punhos sobrando a bola para Dárcio que, com a baliza deserta, não teve discernimento para fazer o golo e atirou ao lado.
Arbitragem exemplar de Fábio Piló. Soube deixar jogar promovendo o espectáculo e controlou os ânimos mais exaltados dentro do campo quando assim foi necessário.
SCL Marrazes 0
Pedro Duarte, Fred (Sérgio, 63′), Mário Wilson, Lucas, Tozé, Samuel, Dárcio, André Lourenço (84′), David Lopes (Marcelo, 73′), Ednilson, Dady.
Não jogaram: Carlos, Tiago Filipe, Heitor, Levi.
Treinador: Marco Aurélio.
GD Peniche 1
Sérgio Nobre, Edgar Jesus (Paulo Bernardino, 63′), Marco Ramos, Marco Duarte, João Miguel, Luís Pinto, Ruben Sancheira (Raul, 86′), Marco Pidocha, Ricardinho (Edgar Grincho, 90+1′), Paulinho, Pedro Emanuel.
Não jogaram: Mendonça, Bruno Miguel, Mário Henriques, Valter.
Treinador: Pedro Solá.
Aldeia do Desporto, Marrazes
Árbitro: Fábio Pilo. Auxiliares: Bruno Vicente e Vasco Marques.
Espectadores: 250. Ao intervalo: 0-0.
Golos: 0-1 Pedro Emanuel (76′).
Disciplina: Amarelo a Fred (37′), Pedro Duarte (41′), Edgar Jesus (47′), André Lourenço (53′), Tozé (69′), Pedro Manuel (77′), Pidocha (90+3′).
Texto e foto: José Roque – Diário de Leiria