A UD Leiria obrigou o Sporting a aplicar-se para conquistar os três pontos e continuar na luta pelo título nacional, perante uma formação do Lis bem organizada e que chegou mesmo a assustar.

Começou melhor o Sporting que tentou marcar cedo, mas ainda assim, o Sporting só conseguiu materializar o seu maior ascendente quando Abou Touré aproveitou o espaço concedido pelos leirienses para fazer uma diagonal da esquerda para o centro e rematar à entrada da área com a trajectória da bola a enganar João Pedro. Pouco depois, o mesmo Touré esteve perto de dilatar a vantagem, aproveitando um ressalto após remate de Lisandro Semedo para atirar para a baliza, mas Benny salvou em cima da linha de golo.

Estes lances tiveram o condão de empertigar a UD Leiria em termos ofensivos com a igualdade a surgir cinco minutos depois numa boa transição em que Vasco Pontes desmarcou Leandro na perfeição, com o avançado, na cara de Ndiaye, a não desperdiçar. Pouco depois, os leirienses voltaram a criar perigo na sequência de um livre, mas Benny cabeceou por cima.

Até ao intervalo, o jogo voltou à sua fórmula inicial, com o Sporting a pressionar de forma mais intensa na procura do golo, mas sem conseguir criar perigo.

Na segunda parte, foi a UD Leiria a dar o primeiro sinal de inconformismo numa grande remate de Afonso Caetano com Ndiaye a sentir muitas dificuldades para evitar o golo.

O Sporting reagiu por Lisandro Semedo que, em duas situações, apareceu com perigo dentro da área, mas o avançado não foi feliz na finalização. Os leões, aos poucos, foram ‘sufocando’ a UD Leiria e Luís Elói esteve mesmo muito perto de marcar, mas o remate passou pouco ao lado.

Depois das ameaças, o Sporting chegou mesmo ao golo numa jogada de insistência com Rafael Barbosa a rematar para boa defesa de João Pedro, mas, na recarga, José Postiga fez o 2-1.

Até ao apito final, o Sporting limitou-se a gerir o jogo numa fase em que a UD Leiria apostou tudo no ataque, mas sem efeitos práticos. Vitória justa do Sporting já que foi a equipa que mais procurou o golo, mas a UD Leiria deixou uma boa imagem pela sua organização e entrega, num jogo sem grandes dificuldades para o árbitro Luís Reforço.

Sporting CP     2
Ndiaye, Gonçalo Araújo, Bruno Wilson, Ivanildo, João Serrano, Luis Caicedo, Luís Elói (Arilton, 88′), Lisandro Semedo, Rafael Barbosa, Abou Touré (Zhang, 78′), Postiga (Ever Gomez, 82′).
Treinador: Luís Boa Morte.

UD Leiria     1
João Pedro, Zé Rodrigues, Benny, André Oliveira, Ivan (Bruno Santos, 86′), André Luís, Rui Rodrigues (Pedro Henriques, 78′), Afonso Caetano, João Silva, Vasco Pontes (Bernardo, 90′), Leandro.
Não jogaram: Dinis Bruno, Denis, Mihai, Renato Campos.
Treinador: Tiago Vicente.

Estádio Aurélio Pereira, Alcochete
Árbitro: Luís Reforço.
Espectadores: 150. Ao intervalo: 1-1.
Golos: 1-0 Abou Touré (18′), 1-1 Leandro (23′), 2-1 José Postiga (70′).
Disciplina: Amarelo a Vasco Pontes (28′), José Postiga (68′), Abou Touré (69′).

Texto: José Roque – Diário de Leiria
Foto: Luis Filipe Coito/Arquivo