A equipa B da UD Leiria venceu a Taça Distrital em juvenis ao derrotar na final o Ginásio de Alcobaça por 3-1 num jogo cuja vitória leirienses começou a desenhar-se desde cedo.
Logo no primeiro minuto de jogo, a UD Leiria inaugurou o marcador num livre directo de Edu com a bola a embater na barra e a deixar a dúvida se tinha entrado totalmente ou não, mas, ainda assim, Pedro Ruivo confirmou o golo unionista.
Sete minutos volvidos e já a UD Leiria aumentava a vantagem numa jogada individual de Lucas Reis que passou por vários adversários com a bola a sobrar para Pedro Luís que, com um toque subtil, colocou a bola junto ao poste e fez o 2-0.
O filme de terror do Ginásio teve novo capítulo pouco depois novamente numa jogada de Lucas Reis em que o avançado caiu na área e ‘arrancou’ uma grande penalidade que deixou muitas dúvidas. Na cobrança, o próprio Lucas Reis permitiu a defesa de André Guerra.
O Ginásio só conseguiu responder num livre directo de Tiago Araújo para grande defesa para canto de Rui Santos. A partir daqui, os alcobacenses equilibraram o jogo que passou a ser muito disputado a meio-campo e sem grandes oportunidades de golo.
O perigo só voltou a surgir perto do intervalo quando Madruga ficou isolado num lance precedido de falta, mas Rui Santos defendeu e evitou o golo.
A segunda parte começou da melhor maneira para o Ginásio já que após cruzamento de João Silva, Madruga correspondeu à boca da baliza e fez o 2-1.
Os leirienses tentaram reagir mas foi novamente o Ginásio a criar perigo numa jogada de contra-ataque em que João Silva ficou na cara do golo, contudo Rui Santos voltou a ser decisivo. Na resposta, a UD Leiria mostrou eficácia quando Gonçalo Chaves rematou cruzado e Lucas Reis apareceu sozinho ao segundo poste a encostar para o 3-1.
Até ao apito final, os ginasistas ainda semearam o pânico na área leiriense, mas pecaram na finalização não conseguindo colocar em perigo a vitória na Taça da UD Leiria.
Arbitragem pouco conseguida de Tiago Pinto. Muitas dúvidas na grande penalidade assinalada e ainda somou vários erros tanto a nível técnico como disciplinar.
UD Leiria B 3
Rui Santos, Dedé, Cruz, João Sousa (Marta, int.), Renato, Vieira, Edu (Rafa Santos, 77′), Pedro Ruivo, Pedro Luis (Emanuel, 62′), Gonçalo Chaves (Tiago Costa, 62′), Lucas Reis (Vitor Hugo, 77′).
Não jogaram: Gonçalo Matos, Fonseca.
Treinador: José Horta.
GC Alcobaça 1
André Guerra, Diogo Ribeiro, Francisco Graça, Diogo Silva (Fonseca, 74′), Diogo Pinto, José Simões, Tiago Saavedra, Tiago Luís, Tiago Araújo (Rodrigo Pio, 56′), João Silva, Miguel Madruga (Gonçalo Reis, 74′).
Não jogaram: Leo, Miguel Rainho, Nuno Martinho.
Treinador: Noel Delgado.
Campo do Outeiro, Maceirinha
Árbitro: Tiago Pinto.
Espectadores: 400. Ao intervalo: 2-0.
Golos: 1-0 Edu (1′), 2-0 Pedro Luís (8′), 2-1 Miguel Madruga (44′), 3-1 Lucas Reis (54′).
Disciplina: Amarelo a Diogo Silva (12′), Gonçalo Chaves (17′), Tiago Saavedra (23′), Diogo Ribeiro (40′), João Silva (66′), Francisco Graça (68′).
Texto: José Roque – Diário de Leiria
Foto: Fernando José