Foi um domingo de festa aquele que foi vivido no Campo da Portela, com o AC Marinhense a receber e vencer os rivais da EAS Marinha Grande, garantindo matematicamente o título de campeões da Divisão de Honra, quando ainda falta uma jornada para disputar.

O jogo começou equilibrado, mas, ainda assim, o Marinhense esteve muito perto do golo, quando João Almeida, no seguimento de uma jogada confusa no interior da área da EAS Marinha Grande, obrigou André Ramos a defesa apertada.

O AC Marinhense estava mais forte no jogo e, assim, não foi de estranhar que, aos 17′, e depois de uma perda de bola da EAS Marinha Grande em zona proibida, Francisco, oportuno, fez o 1-0.

Em desvantagem, a EAS Marinha Grande bem que tentou mudar o rumo dos acontecimentos, mas foi mostrando muitas dificuldades no último passe pelo que, com maior ou menor dificuldade, a defesa do AC Marinhense foi conseguindo evitar males maiores para a sua baliza.

A segunda parte começou na mesma toada, mas com a bola cada vez mais longe das duas balizas, com muita luta a meio-campo e com o Marinhense a conseguir controlar a partida, jogando com o relógio até ao apito final, que seria de consagração.

Vitória justa do Marinhense que foi sempre a equipa mais perigosa em campo e a que mais fez para conquistar os três pontos, isto perante uma EAS Marinha Grande que, ao contrário do que tinha acontecido no jogo da Taça, mostrou-se algo receosa e bastante apática, principalmente em termos ofensivos.

Quanto à arbitragem de Vânia Almeida, o jogo foi fácil e ela também não complicou, ainda assim, alguma dificuldade em compreender o critério disciplinar.

AC Marinhense      1
João Germano, Rudy, João Almeida (c), Leandro, Filipe, Alexandre Oliveira, Carreira, William, Bruno (Pedro Duarte, 60′), Pedro Pereira, Francisco (Ricardo, 70′).
Não jogaram: Diogo Fazendeiro, Daniel.
Treinador: Luciano Silva.

EAS Marinha Grande     0
André Ramos, Lucas Pegas, Bernardo Bastos, João Marto (Alexandre Costa, 57′), André Sousa (Paulo Silva, 45′), Filipe Almeida, Diogo Rainho (c), Vasco Martins (Gonçalo Matos, 57′), Duarte Branco, Tomás Gomes, Benny (Pedro Vitorino, 45′).
Treinador: David Salgado.

Campo da Portela, Marinha Grande
Árbitro: Vânia Almeida. Auxiliares: Tomé Louro e Gonçalo Carreira.
Espectadores: 150. Ao intervalo: 1-0.
Golos: 1-0 Francisco (17′).
Disciplina: Amarelo a William (13′), Vasco Martins (15′), Pedro Pereira (70+1′).

Texto e foto: Pedro Almeida – Diário de Leiria