Balneário. Dois minutos antes de começar o jogo.

– Está quase na hora. Tens tudo? Canetas e bloco de notas? Apito? Cartões nos bolsos? Auricular? Cronómetro? Moeda? Confirma, por favor. Não facilites…

– Sim. Tenho tudo. Levo a bola e o spray para as barreiras também, está tudo confirmado e reconfirmado. E vocês? As bandeirolas bip estão ligadas? As baterias funcionam sem problemas? Não se esqueçam de levar também cartões e apito a mais, caso seja preciso, certo? Moeda e canetas também? Está tudo aí, malta?

– Sim, tranquilo. Temos tudo, como sempre. O sistema de comunicação também está testado e a funcionar sem falhas. Som sincronizado no volume certo. Tudo perfeito. Não te preocupes. Não falta nada.

– Ótimo. Malta, agora vamos baixar um pouco a intensidade, serenar, acalmar. Faltam menos de dois minutos e estamos prontos. Estamos preparados. Estamos mais do que preparados!! Vamos então saborear estes instantes tranquilamente, sim? Sabemos perfeitamente o que temos que fazer, individualmente e em equipa, já passámos por isto centenas de vezes, por isso… descontraiam! O segredo é simples: sejam iguais a vocês próprios e dêem o vosso máximo, como sempre. Simples. Ok?

– Sim. Certo. Entendido. E tu, como te sentes? Estás bem?

– Estou ótimo, claro. Não se esqueçam do mais importante: divirtam-se. Usufruam. Disfrutem. Aproveitem estas sensações boas. São únicas e irrepetíveis. Cada jogo tem a sua história, que nós queremos recordar pelos melhores motivos. Lembrem-se que estes são os melhores momentos das nossas vidas. Somos uns privilegiados, porque estamos a este nível, no centro de tudo o que mais gostamos!! Atitude positiva, personalidade, contato visual permanente, cabecinha bem levantada e muita, muita concentração!! Deixem que o ruído seja a vossa maior motivação! Vamos lá, vamos a eles!!!

– Bora lá!! Força!! Vamos!!!!
Duarte Gomes
Árbitro Internacional