Num jogo que ficou irremediavelmente marcado pela grave lesão de Joaquim Vinagre, o Beneditense deslocou-se à Nazaré e venceu por 1-2, num jogo em que a equipa de Leandro Santos já vencia ao intervalo por 0-2.

Numa tarde típica de Inverno, Nazarenos e Beneditense começaram o jogo num ritmo pausado e a procurarem explorar os erros do adversário. Sem grandes espaços, as equipas iam procurando a sorte em remates de longa distância, mas sem conseguirem criar ocasiões de verdadeiro perigo.

Assim, o golo só apareceu num lance de bola parada, após um canto em que Dário Marquês cruzou, com Batuto a antecipar-se e a desviar para o golo.

Galvanizado, o Beneditense ‘cresceu’ no jogo, perante um Nazarenos que pareceu sentir em demasia o golo sofrido. E foi assim que o Beneditense ampliou a vantagem num lance em que David Mendes passou por vários adversários e colocou em Dário Marquês que, com um remate colocado, fez o 0-2.

O intervalo parece ter sido bom conselheiro para a equipa da casa que entrou mais compacta e a ocupar melhor os espaços. Paulatinamente foi-se acercando cada vez com mais perigo junto da baliza beneditense e esteve muito perto do golo (60’), mas Diogo Soares conseguiu evitar o pior para a sua baliza.

Pouco depois, o árbitro Rui Figueiredo considerou que Justino fez falta para grande penalidade e Álvaro, na marcação, fez o 1-2 e relançou o jogo.

Se até aqui o Nazarenos já estava melhor, a partir do golo agigantou-se ainda mais. Contudo, com o relógio a jogar a favor do Beneditense, os minutos foram passando e os visitantes conseguiram segurar o resultado, num jogo que ficou marcado, já perto do final, pela lesão grave de Joaquim Vinagre que teve que ser transportado de ambulância.

Quanto à arbitragem de Rui Figueiredo, apesar de o estado do relvado não ajudar, teve uma boa actuação, num jogo com poucos casos.

GD Nazarenos 1
Édi Milhazes, Piri (João Robalo, 80’), Afonso, Pedro Órfão, Pedro Eustáquio, Filipe Neves, Álvaro (c), Célio, João Ricardo (Mota, 63’), Leandro (João Vieira, int.), Zé Sousa.
Não jogaram: Rúben Anastácio, Ricardo Bulhões.
Treinador: Francisco Mota.

Beneditense 2
Diogo Soares, Tiago Gonçalves, Élio, Dário Marquês, David Mendes, Batuto (c), Rafael Ramalho, Justino, Lucas Grilo (RS, 80’), Nico, Pedro Pimenta (Joaquim Vinagre, 64’).
Não jogaram: Luís Isaac, Nicolau Constantino, Pedro Patrício, Jorge.
Treinador: Leandro Santos.

Estádio Municipal da Nazaré
Árbitro: Rui Figueiredo.
Espectadores: 100. Ao intervalo: 0-2.
Golos: 0-1 Batuto (23’), 0-2 Dário Marquês (35’), Álvaro (67’, g.p.).
Disciplina: Amarelo a Batuto (38’), Célio (50’), Álvaro (63’), Justino (67’). Vermelho directo a Mota (87’). Leandro Santos recebeu ordem de expulsão do banco de suplentes.

Texto: Pedro Almeida – Diário de Leiria
Foto: Joaquim José Paparrola