Numa semana em que o GD Nazarenos ficou sem treinador devido ao abandono de Francisco Mota, Pedro Órfão foi o ‘pai’ de uma equipa que voltou às vitórias com dois golos do experiente defesa central, um deles já no período de compensação.

Começou melhor o Nazarenos com maior intensidade sobre a bola e a acercar-se da área pousense perante um GRAP encolhido. Contudo, a equipa da casa conseguiu paulatinamente equilibrar as forças, mas ainda assim foi o Nazarenos quem criou perigo numa perda de bola de Celso Brito em zona proibida, com Tropa a aproveitar para rematar de bico para defesa apertada de Palecas.

Pouco depois, Camará cometeu uma infantilidade ao ver dois cartões amarelos seguidos por palavras dirigidas ao árbitro e deixou o GRAP em inferioridade numérica.
Apesar dar contrariedades, o GRAP conseguiu chegar ao golo após excelente abertura de Pedro Li para o recém-entrado Nuno Vieira, com o jovem ‘canarinho’ a tirar o adversário da frente e a rematar enrolado para o 1-0 já dentro da área.

Na segunda parte, o Nazarenos surgiu em campo com vontade de aproveitar a superioridade numérica e podia ter chegado ao golo após excelente jogada de combinação, mas Tropa, na cara de Palecas, fez o mais difícil e atirou ao lado.

Respondeu o GRAP num livre batido para a área onde Nelson Brites, solto de marcação, cabeceou por cima. O Nazarenos voltou a ameaçar, desta feita por Robalo que, com tudo para fazer o golo, permitiu a defesa de Palecas.

A partir daqui o jogo entrou numa toada mais monótona, com muitas paragens, e só a 10 minutos do fim é que voltou a animar quando o Nazarenos chegou ao empate após canto de Filipe Neves a que Pedro Órfão correspondeu ao segundo poste com um cabeceamento certeiro.

No que ainda faltava jogar, o GRAP tentou ‘esticar’ o seu jogo, mas a ‘manta era curta’. E foi já no período de compensação dado pelo árbitro que o Nazarenos voltou a usar a mesma receita para chegar ao golo com Filipe Neves a bater o livre para o segundo poste onde Pedro Órfão voltou a mostrar veia goleadora para fazer o 1-2.

Quanto à actuação de Micael Rodrigues, o árbitro assinou um trabalho medíocre. Quis mostrar autoridade, mas a única coisa que conseguiu foi ser arrogante e estragar o espectáculo ao apitar todo e qualquer contacto. Mostrou falta de critério disciplinar e cometeu demasiado erros de avaliação. Deixou o campo da Charneca debaixo de um coro de assobios. Mau de mais.

GRAP 1
Palecas, Steve, Lomba, Oliveira, Celso Brito, Nelson Brites, Rica, Pedro Li, Celso Pereira (Nuno Vieira, 30′), Camará, Miguel Carvalho (Diogo Neves, 59′).
Não jogaram: Gordalina, Sérgio Rocha, Cristiano, Taras, Pedro Lisboa.
Treinador: Carlos Ribeiro.

GD Nazarenos 2
Ruben, Piri, Pedro Órfão, Afonso, Filipe Neves, Célio, Álvaro (c), João Ricardo, Robalo (Flávio, 90′), Tropa (João Vieira, 80′), Zé Sousa.
Não jogaram: Caixeiro, Mário, Ricardo Bulhões.
Treinador: Paulo Coutinho.

Campo da Charneca, Pousos
Árbitro: Micael Rodrigues. Auxiliares: João Lopes e Celso Mateus.
Espectadores: 150. Ao intervalo: 1-0.
Golos: 1-0 Nuno Vieira (34′), 1-1 Pedro Órfão (80′), 1-2 Pedro Órfão (90+2′).
Disciplina: Amarelo a Camará (22′ e 22′), Nelson Brites (24′), Celso Brito (74′), Lomba (76′), Filipe Neves (82′), Pedro Lisboa (85′), Piri (88′). Ordem de expulsão para o treinador Carlos Ribeiro.

Texto e foto: José Roque – Diário de Leiria