Um ‘bis’ de Pedro Rodrigues e um golo de Mesquita, a coroarem o trabalho de toda a equipa do SC Pombal, permitiram virar o resultado de 2-0 para 2-3 e vencer o encontro relativo à 14.ª jornada do campeonato nacional de juvenis, disputado na Figueira da Foz.

Num jogo muito rápido e combativo, foi notória a vontade de vencer por parte de ambas as equipas. Começou melhor a Naval que, na sequência do primeiro canto do encontro, marcado por Bernardo ao segundo poste, inaugurou o marcador através de um bom cabeceamento de Gaspar.

O SC Pombal reagiu com uma bola enviada à barra por Xikinho que, nas alturas, respondeu também de cabeça a um livre da esquerda, batido por Luís Carlos para o coração da área.

A Naval procurou quebrar o ritmo do jogo, mas os ‘leões’, inconformados, voltaram a criar perigo através de Pedro Rodrigues que rematou em arco às malhas laterais da baliza defendida por Rui.

Até ao intervalo, o SC Pombal utilizou a sua habitual pressão alta e posicionou-se no meio-campo do adversário, mas sem conseguir chegar ao golo.

Após o descanso, a equipa pombalense criou nova oportunidade traduzida por um cabeceamento perigosíssimo de Pedro Rodrigues a que Rui respondeu com grande defesa. Contra a corrente do jogo é a Naval que, através de Duarte, e após a marcação de um canto em que Luís Rodrigues não segurou a bola, amplia o marcador.

Este foi o momento que marcou a história do jogo. Ao sabor da injustiça aliou-se o forte espírito de equipa dos jogadores do SC Pombal que provocaram a reviravolta no resultado.

Primeiro foi num remate de oportunidade, dentro da pequena área, que Pedro Rodrigues marcou o golo de reacção da sua equipa. Pouco depois, o mesmo jogador fez o segundo golo quando, sobre a direita, recebeu a bola de Mesquita. Em progressão, retirou o defesa Hugo da sua frente, isolou-se e restabeleceu a igualdade através de um remate rasteiro e cruzado, de difícil execução.

A dez minutos do final, Francisco entrou na área e, apesar de interceptado por Rui, conseguiu fazer a bola chegar a Mesquita que, com classe, fechou o resultado em 2-3.

Com este resultado, o SC Pombal assume-se definitivamente como a equipa sensação da prova e mantém-se na luta pelos seus objectivos.

Excelente trabalho da equipa de arbitragem.

Naval 1.º Maio 2
Rui, Gaspar, Hugo, Ari, Bernardo (Nuno André, 56’), Gomes (Amorim, 48’), Nuno Paulo (Saramago, 62’), Duarte, Falcão, Amaral, Xavi.
Não jogaram: Ventura, Simão, Sidi, Pedro Nuno.
Treinador: Paulo Raquete.

SC Pombal 3
Luís Rodrigues, João Mendes (Mesquita, 31’), Rodrigo Mendes, Cardoso (c), Luís Carlos, Xikinho, Gil Raposo, Miguel Silva, Rafael Guedes (Francisco, 36’), Tiago Ferreira, Pedro Rodrigues (Barros, 73’).
Não jogaram: Moital, Duarte, Penalva, Gabi.
Treinador: Márcio Rocha.

Campo José Bento Pessoa, Figueira da Foz
Árbitro: Luis Guimarães (Aveiro). Auxiliares: Pedro Assunção e Fernando Lopes.
Espectadores: 150. Ao intervalo: 1-0.
Golos: 1-0 Gaspar (8’), 2-0 Duarte (50’), 2-1 Pedro Rodrigues (54’), 2-2 Pedro Rodrigues (60’), 2-3 Mesquita (70’).
Disciplina: Amarelo a Hugo (18’), Bernardo ( 51’).

Texto: Paulo Daniel – Diário de Leiria
Foto: António Mesquita