A uma jornada do fim da primeira fase, o AC Marinhense ficou afastado da luta pelo lugares que dão acesso à fase de subida, apesar de ter cumprido a sua missão de vencer a AD Estação por 2-1. Em Viseu, o Académico também venceu o líder Naval por 3-2 e hipotecou as hipóteses dos vidreiros em seguir em frente na competição.

O Marinhense entrou pressionante no jogo e foi empurrando a Estação para o seu último reduto defensivo. Apesar do domínio, o Marinhense não conseguiu criar ocasiões de verdadeiro perigo, mas, ainda assim, colocou-se em vantagem, num lance algo caricato: cruzamento da esquerda e André Sucena a interceptar o cruzamento, mas acabou por largar a bola, com esta a embater em Marcos e a entrar na sua baliza.

Em desvantagem, podia-se esperar uma tentativa de resposta da Estação, mas puro engano. A equipa de Paulo Santos continuava apenas preocupada em defender e mostrou muito pouca ambição em termos ofensivos.

A etapa complementar começou na mesma toada, ou seja, com o Marinhense sempre por cima dos acontecimentos. Aos 59′, Marcos teve um bom lance individual, mas acabou por rematar para as mãos de André Sucena. Com os minutos a passarem, a Estação começou a mostrar uma outra atitude em termos ofensivos, e Diogo Silva teve uma boa oportunidade, mas Neca resolveu com uma defesa para canto.

Com o jogo mais equilibrado nesta fase, foi o Marinhense quem dispôs de duas boas ocasiões para ampliar a vantagem, mas em ambas a defesa da Estação conseguiu evitar o golo. O aviso estava dado e pouco depois, num grande lance individual de Filipe na esquerda, este passou por vários adversários e colocou em Gonçalo Coelho que ampliou a vantagem.

No lance seguinte, a Estação respondeu, e com a defesa do Marinhense a ver jogar, João Pimenta isolou-se e, na cara de Neca, fez o 2-1. A Estação galvanizou-se e com o jogo mesmo a terminar ainda criou dois lances de perigo eminente, com Neca a estar em grande e a garantir a vitória da sua equipa.

Arbitragem regular de José Laranjeira.

AC Marinhense 2
Neca, Zé Ricardo (c), Zé Miguel, Bernardo, Felipe, Veloso (Gonçalo Coelho, 35′), Godinho, Marcos (Botas, 63′), Marcelo Silvestre, Edgar, Joca (António, 63′).
Não jogaram: Diogo, Eduardo, João Ferreira.
Treinador: Vítor Duarte.

AD Estação 1
André Sucena, João Oliveira, Miguel Ramos (Diogo Silva, int.), Tiago Maceira (c), Diogo Fonte, Francisco Quelhas (Paulo Eusébio, 72′), João Pimenta, Ricardo Maia, Rui Rodrigues (Luís Proença, 60′), Afonso Ramos, José Ramos.
Treinador: Paulo Santos.

Estádio Municipal da Marinha Grande
Árbitro: José Laranjeira (Coimbra). Auxiliares: Duarte Santos e Paulo Santos.
Espectadores: 100. Ao intervalo: 1-0.
Golos: 1-0 Marcos (15′, a.g.), 2-0 Gonçalo Coelho (86′), 2-1 João Pimenta (87′).
Disciplina: Amarelo a João Oliveira (70′ e 74′).

Texto e foto: Pedro Almeida – Diário de Leiria