A dinâmica de reviravolta de resultados, consubstanciada ao longo da época e muitas vezes alcançada já no período de descontos, alimentou o sonho da presença do SC Pombal na fase final. No entanto, quando se olha agora para trás, sabe a pouco. A muito pouco. Até porque esta equipa já mostrou que tem mais valor(es), mais qualidade e mais soluções.

Contra a Naval ficou provado que esta equipa “dá para tudo” e… desenrasca. Com uma constituição bem diferente da habitual e bastante “inovadora” até no posicionamento de jogadores nucleares, ainda integrou Tiago Gonçalves na equipa ‘A’.

O SC Pombal entrou a defender e só ao final do primeiro quarto de hora, após uma má recepção de Igor, conseguiu a primeira oportunidade de golo que Vieira, à boca da baliza, desperdiçou.
A equipa da Figueira da Foz respondeu com um golo oferecido pela defesa do Pombal. Nuno André interceptou o lance e o esférico ressaltou para a frente de Xavier que, sem oposição, inaugurou o marcador.

No reatamento da partida, a Naval 1º. de Maio chegou ao segundo golo na transformação de uma grande penalidade duvidosa. Nuno André converteu o castigo e ampliou o resultado.

Com o decorrer do desafio e a evolução do marcador, as substituições operadas pelo técnico pombalense visaram corrigir as opções iniciais, procedeu-se então à alteração estratégia do jogo repondo as ‘peças’ no seu devido lugar, havendo uma clara melhoria na qualidade do seu jogo.

Primeiro foi Afonso Mesquita quem fez o golo com um remate rasteiro de fora da área. Logo de seguida, Duarte restabeleceu a igualdade.

A partir daqui o jogo ficou mais aberto e qualquer uma das equipas poderia ter chegado à vitória.

A Naval não aproveitou alguns ressaltos dentro da área do Pombal que poderiam ter dado em golo, mas ainda levou a bola a embater na barra, na cobrança de um livre sobre a esquerda. Depois foi Moital que garantiu a igualdade com uma grande defesa a um remate venenoso de Diogo Amaral.

Os ‘leões’ também estiveram perto de marcar quando o recém-entrado Xikinho desferiu um remate forte e colocado a rasar o poste esquerdo da baliza de Igor.

A equipa de arbitragem fez um trabalho irregular.

SC Pombal 2
Moital, Cardoso (c), Alex Sousa, Luis Carlos, Vieira, Penalva (Xikinho, 51’), Tiago Ferreira, Rodrigo Mendes (Miguel Silva, 67’), Duarte, Gabi (Tiago Gonçalves, 40’), Afonso Mesquita.
Não jogaram: Luis Rodrigues, Guedes, Pedro Rodrigues, Barros.
Treinador: Márcio Rocha.

Naval 1.º Maio 2
Igor, Diogo Amaral, Miguel Gaspar, Simão, Duarte (Mira, 70’), Hugo (Bernardo, 51’) Ruben 80+2’), Ari, Saramago, Xavier, Falcão, Nuno André (c).
Não jogaram: Miguel, Pedro Nuno, Bruno Amorim, Diogo Gomes.
Treinador: José Fernando.

Campo Dr. Armindo Lopes Carolino, Flandes
Árbitro: Tiago Gonçalves (Castelo Branco). Assistentes: Filipe Santos e Ricardo Fernandes.
Espectadores: 80. Ao intervalo: 0-2.
Golos: 0-1 Xavier (24’), 0-2 Nuno André (42’), 2-1 Afonso Mesquita (45’), 2-2 Duarte (52’).
Disciplina: Amarelo a Moital (13’), Rodrigo Mendes (36’), Diogo Amaral(37’), Vieira(55’) Alex Sousa (76’).

Texto: Paulo Daniel – Diário de Leiria
Foto: António Mesquita