A UD Leiria venceu de forma inequívoca o SL Cartaxo por 3-0, num resultado que não merece discussão dada a superioridade dos leirienses ao longo de todo o jogo, mas em especial nos primeiros 20 minutos, altura em que a equipa de José Horta foi absolutamente avassaladora, marcando três golos.

A UD Leiria entrou em campo de forma muita personalizada e com intensidade, somando várias oportunidades para marcar. Numa delas, Miguel Oliveira fez tudo bem e rematou em jeito com a bola a passar em centímetros da barra. Pouco depois, os leirienses chegaram mesmo ao golo na sequência de um canto em que Bruno Pereira assinou um excelente cabeceamento que só acabou no fundo das redes.

Em vantagem, a UD Leiria não tirou o pé do acelerador, com João Lucas a obrigar Pedro Silva a uma grande defesa para canto. Contudo, não foi preciso esperar muito para os leirienses voltarem a festejar quando Miguel Oliveira ficou na cara de Pedro Silva e, com muito sangue frio, atirou para o 2-0.

A formação do Cartaxo parecia desorientada, com a UD Leiria a aproveitar para aumentar a diferença com João Lucas a trabalhar bem na área até ficar isolado, atirando para o 3-0. Tudo isto no espaço de 20 minutos.

Até ao intervalo, os leirienses continuaram a mandar no jogo, mas sem a mesma acutilância ofensiva.

Na segunda parte o jogo perdeu intensidade, com o Cartaxo a tentar reagir, mas sem encontrar soluções para chegar junto à baliza de Dilan, perante uma UD Leiria menos pressionante e esclarecida do que no primeiro tempo, fruto também de algum individualismo desnecessário.

Ainda assim, o Cartaxo acabou por ficar perto do golo após boa jogada de combinação em que João Ramalho, em boa posição, rematou para defesa de recurso de Dilan.

Este lance teve o condão de acordar a UD Leiria que, na resposta, viu João Lucas a fazer brilhar, por duas vezes, o guarda-redes do Cartaxo que impediu um resultado mais desnivelado.

Bom arbitragem do trio de Portalegre.

UD Leiria 3
Dilan (Afonso, 61′), Petinga, Gonçalo, Tomás Costa, André Silva, Bruno Pereira, Edu (c), André Carvalho (Tavares, 51′), Miguel Oliveira, João Lucas, Leandro (Rodri, int.). Não jogaram: Gui, Ivan, Pedro Boal, Bruno Soares.
Treinador: José Horta.

SL Cartaxo 0
Pedro Silva (Varela, int.), Ricardo (José Azevedo, 50′), Tomás Silva, Francisco, Dinis (c), João Ramalho, Vasco Martins, Tito (João Pais, 57′), João Varanda, Formiga, Miguel Sousa (Duarte Ferreira, 26′).
Treinador: João Maximiano.

Campo da Mata, Santa Eufémia
Árbitro: Ricardo Branco (Portalegre). Auxiliares: Nelson Quintino e Celso Alexandre.
Espectadores: 100. Ao intervalo: 3-0.
Golos: 1-0 Bruno Pereira (10′), 2-0 Miguel Oliveira (15′), 3-0 João Lucas (19′).
Disciplina: Amarelo a João Varanda (31′), Leandro (33′), João Ramalho (34′), Edu (61′).

Texto e foto: José Roque – Diário de Leiria