O SC Pombal conseguiu uma vitória feliz diante de uma equipa de um escalão inferior, num jogo que só ficou resolvido nas grandes penalidades depois de um empate (2-2) no tempo regulamentar. O SL Marinha ‘B’ lutou com as armas que dispunha, e num jogo cheio de garra e superação, por muito pouco não conseguia fazer história nesta competição.

O SC Pombal não poderia ter tido um melhor início de jogo já que nos primeiros segundos da partida inaugurou o marcador por Aírton.

Em desvantagem, o SL Marinha B procurou reagir e pouco depois, no seguimento de um livre frontal, Pedro Silva fez o empate e relançou o jogo.

O SC Pombal tinha mais bola, e mostrava outros argumentos individuais, mas pela frente foi encontrando uma aguerrida equipa vidreira, bem organizada e com uma enorme entreajuda, o que foi tapando todos os caminhos para a sua baliza.

Pertenceu mesmo à equipa da casa a melhor ocasião da etapa inicial, com Joel a fazer uma diagonal e só com Luís pela frente, acabou por rematar para fora.

A etapa complementar começou com o SC Pombal a criar perigo quando Robalo, com tudo para fazer o golo, acabou por falhar o que parecia ser mais fácil.

Os ‘leões’ estavam por cima do jogo, e não foi preciso esperar muito para se colocar novamente em vantagem numa bola lançada nas costas da defesa do SL Marinha B, com Lucas Pinto a ganhar em velocidade e a fazer o 1-2.

A equipa da casa não baixou os braços, e aos 74′, numa decisão acertada, Ricardo Carreira viu uma mão de Marcos dentro da sua área e marcou grande penalidade. Na conversão, Joselino fez o 2-2.

O golo sofrido fez soar os alarmes no SC Pombal que a partir daí passou a dominar por completo o jogo. Assim, Robalo teve novamente uma boa ocasião de golo, mas rematou para fora. Por esta altura, a equipa da casa já tinha abdicado de atacar e ia defendendo com todas as suas forças, na tentativa de levar o jogo para a marcação de grandes penalidades, o que veio a acontecer, mas aí o Pombal foi mais eficaz e acabou por vencer por 2-4, seguindo para as meias-finais da competição.

Quanto à arbitragem de Ricardo Carreira, parece-nos que no lance mais complicado, a grande penalidade a favor do SL Marinha B, decidiu bem, no resto, pequenos erros, sem influência no marcador.

SL Marinha ‘B’ 2*
João Freitas, Bernardo (Cerva, 89′), Barros, Leandro Bernardes, André (Ribeiro, 71′), Marco, Pedro, Salgueiro (Zé, int.), Joselino, Fábio Lucas, Joel (c). Não jogaram: Ricardo.
Treinador: Ricardo Santos.

SC Pombal 2*
Luís, João Ribeiro, Varalonga, Leonardo (Freitas, int.), Alex Carvalho, Paulo (Tiago Ferreira, 54′), Marcos (c), Alexy (Kévin Alberto, 33′), Airton, Lucas Pinto (Afonso Mesquita, 70′), Robalo. Não jogaram: Duarte Carvalho, João Nunes.
Treinador: Manuel Lopes.

* 2-4 nas grandes penalidades.
Campo da Ordem, Marinha Grande
Árbitro: Ricardo Carreira. Auxiliares: Henrique Ramos e Pedro Menino.
Espectadores: 100. Ao intervalo: 1-1.
Golos: 0-1 Airton (1′), 1-1 Pedro Silva (7′), 1-2 (Lucas Pinto, 62′), 2-2 Joselino (74′).
Disciplina: Amarelo a Alexy (20′), Marco (23′), Salgueiro (40′), Paulo (49′), Tiago Ferreira (58′), Joel (63′).

Texto e foto: Pedro Almeida – Diário de Leiria