O SC Pombal ‘B’ conseguiu atingir as meias-finais da Taça do Distrito ao derrotar o GD Pelariga nas grandes penalidades (5-4), depois de um empate a uma bola no tempo regulamentar. Com este resultado, o SC Pombal tem a equipa A e B nas meias-finais, a que se junta o Guiense e a UD Serra.

Os ‘leões’ entraram bem na partida e surpreenderam o adversário. Além de algumas oportunidades não concretizadas, aos 15′ o árbitro não sancionou uma grande penalidade sobre Pedro Rodrigues. A partir daqui, o GD Pelariga ‘cresceu’, mas nunca causou verdadeiro perigo. Os verdes e brancos, com menos posse de bola, mas com respostas rápidas e venenosas, criaram boas oportunidades de golo, sem serem felizes na finalização.

No segundo tempo, o jogo tornou-se ainda mais rápido e agressivo. Ainda assim, o SC Pombal esteve melhor e o golo de João Coutins, a responder de cabeça a um canto da direita, surgiu com naturalidade. Só no período de descontos e graças a uma oferta dos pombalenses, a Pelariga chegou ao empate por Alexandre Santos.

As decisões ficaram então reservadas para as grandes penalidades, com o SC Pombal a ser mais feliz na lotaria.

“Foi uma vitória justíssima. Os jogadores foram bravos, perceberam a estratégia que delineámos e não se deixaram abalar com o golo sofrido nos descontos. Estamos nas meias-finais com mérito pelo que fizemos não só hoje, mas ao longo de todo o trajecto”, frisou Ricardo Pateiro.

A equipa de arbitragem não esteve bem, mas o seu trabalho não influenciou o resultado.

SC Pombal ‘B’ 1*
Rafael Mendes (Luís Rodrigues, 90+3’); João Coutins, Damião Santos, Gil Raposo, Francisco Vitorino, Miguel Silva, Ângelo Figueiral (Gabi, 64’), João Barros, Pedro Rodrigues, Eduardo Vieira, Alexandre Duarte. Não jogaram: Henrique Gameiro e Francisco Silva.
Treinador: Ricardo Pateiro.

GD Pelariga 1*
Dany Faria; Marcelo Cardoso (Nuno Santos, 83’), Alexandre Santos, Tiago Silva, André Fernandes, Julien Gaspar, Gabriel Rodrigues (Gonçalo Nóbrega, 82’), Flávio Rosa, Tiago Nunes, José Ferreira (Alexandre Silva, 62’), Amadeu Cardoso. Não jogaram: Luis Martins, Hugo Gaspar, João Gonçalves, Diogo Gonçalves
Treinador: Miguel Gomes.

* 5-4 nas grandes penalidades
Campo Dr. Armindo Lopes Carolino, Flandes
Árbitro: José Marques.
Espectadores: 150. Ao intervalo: 0-0.
Golos: 1-0 João Coutins (75’), 1-1 Alexandre Santos (90+2’).
Disciplina: Amarelo a Eduardo Vieira (21’), José Ferreira (30’), André Fernandes (31’), Flavio Rosa (55’), Julien Gaspar (68’).

Texto: Paulo Daniel – Diário de Leiria