O CD Fátima sagrou-se campeão distrital de Santarém, a quatro jornadas do final do campeonato, ao derrotar os Empregados no Comércio pela margem mínima (0-1), naquele que foi um jogo com pouca história e que ficou praticamente resolvido nos minutos iniciais.

A partida começou com meia hora de atraso devido à ausência de polícia. Ultrapassado o problema com a segurança, a turma visitante mostrou que não estava ali para brincar e que queria resolver o jogo cedo e, logo no primeiro minuto, Laranjeiro cruzou para o interior da área onde apareceu Nélson Sousa que, de cabeça, obrigou Picão a exibir as suas qualidades.

Pouco depois, num lance de contra-ataque o golo acabou por surgir: o guardião da formação da casa saiu mal à bola, o defesa dos Caixeiros ainda tentou remediar o erro, mas Miguel Neves estava no local certo e, com um remate acrobático, inaugurou o marcador.

Após o golo, o jogo começou a disputar-se muito a meio-campo e, apesar de ser a turma da casa deter maior posse de bola, era o Fátima que ia ameaçando o segundo golo.

Já perto do intervalo, Imran teve perto de aumentar a vantagem com um remate do ‘meio da rua’, porém Picão, atento, fez uma defesa soberba e negou o golo certo ao árabe.

O segundo tempo começou com a mesma toada, com o Fátima a ser sempre a equipa mais perigosa em termos ofensivos. A provar isso mesmo foi um cruzamento de Miguel Neves para o interior da área, onde apareceu João Martins a ‘mergulhar’, mas acabou por não chegar a tempo.

O jogo continuou equilibrado e num lance da turma da casa Nuno saiu mal à bola e Costinha conseguiu recuperar a mesma em zona de perigo e rematou à baliza, contudo Bruno Heleno apareceu na hora certa e fez um corte ‘in extremis’ evitando, assim, o golo da formação orientada por Jorge Peralta.

Até ao final da partida a bola continuou a ser muito disputada a meio-campo e acabou por não existir mais nenhum lance de grande perigo junto das balizas.

Nota positiva para o trio de arbitragem.

“Somos campeões com toda a justiça”

No final do jogo, o capitão do CD Fátima não escondeu a alegria pela conquista do título distrital. “É sempre muito especial ser campeão pelo CD Fátima apesar de não ser a primeira vez. Há um ano chorávamos a descida aos distritais, mas com muito trabalho conseguimos colocar a equipa de volta onde merece estar”, começou por dizer Jorge Neves.
Para o médio, o CD Fátima é “um justo campeão”. “Sem margem para dúvidas e os resultados demonstram isso mesmo”, continuou.
Apesar de o CD Fátima ter-se sagrar campeão distrital a quatro jornadas do final do campeonato, o capitão da equipa afiança que irão continuar a trabalhar. “O nosso objectivo agora passa por terminar-mos o campeonato sem derrotas. Apesar do principal objetivo já estar cumprido vamos trabalhar para ficarmos invictos no campeonato”, concluiu
Recorde-se que o CD Fátima tem 20 vitórias em 22 jornadas, somando 62 pontos, mais 12 que o segundo classificado o SL Cartaxo. Além disso, é o melhor ataque e a melhor defesa da prova.

GF Empregados do Comércio 0
Picão, Formiga, Dani, José Santos (c), Serginho, Godinho, Zé Miguel, Diogo (Xaparro, 50’), Miguel Calisto, Vasco (Rui Simões, 60’), Chapata. Não jogaram: Pató, Ruas.
Treinador: Jorge Peralta.

CD Fátima 1
Nuno Ribeiro, Imran Adam, Nélson Sousa, André Sousa, Bruno Heleno, Laranjeiro, João Martins (Hamza Jouino, 58’), André Sousa, Miguel Neves (Serginho, 67’), Fábio Coça, Jorge Neves (c), Pedro Emanuel (Cédric, 90+1’). Não jogaram: Hélio, Vasco Gonçalves, Ivan, Luisito.
Treinador: João Henriques.

Campo da Ribeira de Santarém
Árbitro: Rui Cabeleira. Auxiliares: Gonçalo Antunes e Rafael Escudeiro.
Espectadores: 250. Ao intervalo: 0-1.
Golos: 0-1 Miguel Neves (5’).
Disciplina: Amarelo a João Martins (23’) e Zé Miguel (46’).

Texto: Catarina Faria – Diário de Leiria
Foto: Tiago Oliveira Marques