O SL Marinha recebeu e foi derrotado pelo Salvaterrense por 1-2. Ambas as equipas vinham de resultados positivos. Se o Marinha tinha empatado 1-1 em casa do líder NS Rio Maior, o Salvaterrense tinha feito igual resultado com a outra equipa da Marinha Grande, o Marinhense, porém na partida do passado domingo foi a turma de Salvaterra de Magos que sorriu no final da partida e conseguiu, assim, levar três pontos importantes para continuar na luta pela manutenção.

Os ribatejanos entraram com ganas de resolver rapidamente a partida, investindo forte pelos flancos, com destaque para João Bernardo que, em várias ocasiões deixou a defesa do Marinha em apuros.

O Salvaterrense continuou a assumir as rédeas da partida e, depois de Pedro Apolinário ter visto Vítor Hugo a negar-lhe um golo certo, Guilherme Cardoso, respondeu brilhantemente, de cabeça, a um canto e inaugurou, assim, o marcador.

Os jovens da casa não conseguiam sacudir a pressão e a muito custo ia evitando o avolumar do placard. Com destaque absoluto para o guardião da turma do Marinha que mantinha a esperança viva dos rapazes do Oeste de num contra golpe puderem igualar o marcador.

Apesar das várias substituições efectuadas por Telmo Cruz, a equipa anfitriã não conseguia acertar com os de Salvaterra de Magos e, até ao final da primeira parte, as tendências mantiveram-se, para desespero de uns e alívio de outros.

O intervalo foi o ‘tónico’ que os da casa precisavam. Tudo mudou. A formação da casa regressou com outra atitude, melhor posicionamento em campo, pressão alta sobre o portador da bola e com um futebol directo à procura do erro adversário. Já o Salvaterrense, apanhado de surpresa, não conseguiu voltar a ter o jogo controlado como durante toda a primeira parte. Baixou as suas linhas e passou a usar a arma do contra-ataque como estratégia principal.

O Marinha galvanizado, a rondar com cada vez mais perigo a área do adversário. E o Salvaterrense em investidas rápidas pelos flancos, a causar calafrios à defesa dos da casa, onde Vítor Hugo se mostrava um gigante entre os postes, com defesas impossíveis, a negar o ‘xeque mate’ dos Ribatejanos.

O jogo ganhou uma virilidade mais acentuada, com o árbitro a interromper diversas vezes a partida para acalmar os ânimos. A partida aproximava-se do fim, quando num cruzamento da direita o Marinha viu Daniel elevar-se na área para marcar de cabeça um belíssimo golo na gaveta.

Num momento, a reviravolta parecia possível, pois os homens do oeste atiravam-se com tudo o que tinham, na busca da vitória, mas os ribatejanos nunca se descontrolaram com o sucedido e conseguiram manter a sua estratégia de contra-ataque que acabaria por vir a dar os ‘frutos’ pretendidos quando João Bernardo foi até à linha final e, já dentro da área, centrou rasteiro para o leve mas mortífero encostar de Pedro António que acabou com o jogo e deu a vitória ao Salvaterrense.

SL Marinha 1
Vítor Hugo, Cardoso (Valter, 25′), Rafael(c), Francisco, Beato, Márcio (Castanheira, 25′), Carlos Daniel, Ricardo (JP, 74′), Tiago (Freitas, 30′), João Carlos, Daniel.
Não jogaram: Hugo, Rios, Tomás.
Treinador: Telmo Cruz.

Salvaterrense 2
Gonçalo Moisés, João Ricardo, Pedro Nortista, Vicente Cardoso, João Guilherme ( Pedro Afonso 35’), Pedro Soares, Guilherme Cardoso ( Pedro António 15’), Afonso Caldeira, Afonso Vagarinho, João Bernardo, Pedro Apolinário.
Não jogaram: Rafael Fragata, João Maria.
Treinador: Sérgio Mendes.

Campo da Ordem, Marinha Grande
Árbitro: Ana Teixeira (AF Coimbra).
Ao intervalo: 0-1.
Golos: 0-1 Guilherme Cardoso (12′), 1-1 Daniel (72′), 1-2 Pedro António (78′).

Texto e foto: Helena Naia