A UD Leiria não foi além de um empate (1-1) diante do líder da zona Sul, num resultado que se aceita tendo em conta o equilíbrio evidenciado aos longo dos 90 minutos. Apesar de justo, o resultado acaba por servir melhor os interesses da Cova da Piedade que continua com os seus objectivos intactos, enquanto a UD Leiria continua à procura da sua primeira vitória nesta fase.

Numa semana em que Jorge Casquilha deixou de ser treinador dos leirienses, sendo substituído de forma interina por Nuno Kata e Siarhei Kabelski, a UD Leiria apresentou-se na Cova da Piedade com algumas mudanças no seu onze habitual, desde logo pela inclusão de Nailson e Tony Correia, em detrimento dos jovens Benny e Bruno Jordão.

Os primeiros minutos de jogo foram de intenso domínio da UD Leiria que entrou em campo com muita personalidade, encostando o Cova da Piedade ao seu último reduto, equipa que tinha no contra-ataque a sua principal arma. Eram os leirienses que tinham maior ascendente no jogo, criando a sua primeira situação de perigo após uma excelente jogada de combinação com André Perre, em boa posição, a rematar para grande defesa de Pedro Alves.

Depois da ameaça, o golo chegou mesmo na sequência de um livre batido por João Vilela com Nailson a corresponder no coração da área com um cabeceamento certeiro. Pensava-se que, a partir daqui, a UD Leiria poderia arrancar para uma exibição condizente com o seu estatuto, mas foi puro engano porque os leirienses praticamente desapareceram em termos ofensivos depois do golo.

O Cova da Piedade, em desvantagem, tentou responder de imediato e esteve perto de o conseguir após cruzamento de Marco Bicho com Tiago Rente a cabecear à barra da baliza de Márcio Paiva.

A partir daqui o jogo perdeu qualidade, com os homens da casa a tentarem reagir, mas só em bolas paradas é que a Cova da Piedade conseguia chegar junto da baliza contrária e foi num desses lances que o empate surgiu com Ricardo Alves a aproveitar uma série de ressaltos para rematar à baliza, com Anilton a tentar ainda o impossível acabando por ser ele a introduzir a bola na própria baliza.

A UD Leiria tentou novamente assumir o jogo através do seu jogador mais inconformado – André Perre -, com o médio a servir Joeano que, depois de alguma atrapalhação na área, rematou rasteiro para defesa segura de Pedro Alves.

Até ao intervalo, o domínio foi intenso por parte da Cova da Piedade perante uma UD Leiria que não conseguia sair do seu meio-campo. E foi já em cima do apito que a equipa da casa esteve perto de dar a volta ao marcador com Marco Bicho, à boca da baliza, a cabecear por cima.

A segunda parte começou com muito equilíbrio a meio-campo sem que nenhuma das equipas se conseguisse superiorizar à outra. Ainda assim, foi o Cova da Piedade o primeiro a dar sinal de perigo com Alex Dias, em posição privilegiada, a rematar de primeira por cima da baliza. Pouco depois, foi André Ceitil quem esteve perto do golo, mas o cabeceamento do médio saiu a centímetros da barra.

A partir do banco, a equipa técnica unionista mexeu as peças do seu xadrez para ‘acordar’ uma equipa que parecia estar amorfa e conformada com o resultado, mas as entradas de Aquini e Filipe Brigues pouco acrescentaram à equipa.

Assim, a UD Leiria demorou a reagir a um resultado que não lhe era favorável e foi novamente André Perre quem agitou a equipa numa arrancada impressionante desde o seu meio-campo, mas quando se preparava para isolar foi travado em falta por FiIipe Godinho que foi expulso ao ver o segundo amarelo.

Pensava-se que poderiam ser uns últimos dez minutos de pressão intensa dos leirienses em busca da vitória, mas pouco depois a UD Leiria também ficou a jogar com apenas dez elementos com a expulsão de Hugo Pina que reagiu a quente a uma entrada mais dura de um homem da casa.

Até ao apito final, a UD Leiria tentou utilizar o futebol directo e as bolas paradas para fazer a diferença, mas o Cova da Piedade limitou-se a controlar e a gerir o jogo e o resultado.

CD Cova da Piedade 1
Pedro Alves, Luis Dias, Ruben Nunes, Ricardo Aires (c), Carlos Alves, André Ceitil, Bruno Bernardo, Filipe Godinho, Marco Bicho, Alex Dias (Sebastião Nogueira, 71′), Tiago Rente (Rui Varela, 75′).
Treinador: Sérgio Boris.

UD Leiria 1
Márcio Paiva, Kirill, Anilton, Nailson, João Vicente, Hugo Pina (c), Tony Correia, João Vilela (Filipe Brigues, 66′), André Azevedo, André Perre, Joeano (Aquini, 54′).
Não jogaram: Wilson, Nikolaesh, Benny, Edgar Abreu, Pedro Moreira.
Treinador: Siarhei Kabelski e Nuno Kata.

Estádio Municipal José Martins Vieira, Cova da Piedade
Árbitro: Tiago Cordeiro (Beja).
Espectadores: 450. Ao intervalo: 1-1.
Golos: 0-1 Nailson (18′), 1-1 Anilton (37′, p.b.).
Disciplina: Amarelo a Carlos Alves (33′), Alex Dias (51′), Filipe Godinho (67′ e 82′), Ricardo Alves (69′), Hugo Pina (79′ e 86′), Bruno Bernardo (86′). Vermelho por acumulação a Filipe Godinho e Hugo Pina.

Texto: José Roque – Diário de Leiria
Foto: Luis Filipe Coito/Arquivo