Depois da UD Leiria ter consentido um empate e uma derrota na primeira fase diante do SC Pombal, numa fase em que ambas as equipas lutavam de forma feroz pelo acesso à fase final, eis que os leirienses conseguiram a sua desforra vencendo os ‘leões’ por 4-0 num jogo em que a formação de Pombal raramente conseguiu contrariar a superioridade do seu adversário.
A UD Leiria não podia ter pedido um melhor começo quando Renato apareceu em boa posição na cara de Moital, abrindo o activo.
Este golo acabou por ser um duro revés para o SC Pombal que tentou reagir fixando-se no meio-campo adversário, mas sem conseguiu chegar com perigo à baliza leiriense. Com as linhas subidas por parte dos pombalenses, a UD Leiria aproveitava o contra-ataque para criar perigo e num desses lances conseguiu aumentar a vantagem com Renato a tirar um adversário do caminho e a rematar para o 0-2 com a bola a passar entre as pernas de Moital.
O SC Pombal pareceu ficar desorientado e já perto do intervalo, em nova jogada de contra-ataque, Lucas Reis galgou vários metros até à linha de fundo, cruzando para o coração da área onde apareceu Tiago Costa a encostar para o golo.
Na segunda parte pensava-se que o SC Pombal pudesse surgir transfigurado, mas a UD Leiria acabou logo com quaisquer pretensões com Lucas Reis a aproveitar um lance confuso na área para atirar colocado para o 4-0. Os visitantes responderam após um canto com o cabeceamento de Gabi a deixar a bola em cima da linha de golo, mas a defesa da casa conseguiu limpar o lance. Foi o melhor que a equipa de Paulo raquete conseguiu fazer, perante uma UD Leiria que limitou-se a gerir o resultado.
Excelente arbitragem de Pedro Figueiredo.
UD Leiria 4
Dylan, André Jorge, Gonçalo Cruz (c), Diogo Vieira, Igor Sousa, Tiago Claro, Pedro Ruivo (Gonçalo Chaves, 49′), Pedro Luís (Edu, int.), Tiago Costa, Lucas Reis (Emanuel, 61′), Renato. Não jogaram: Rui Santos, Hugo Fonseca.
Treinador: António Maia.
SC Pombal 0
José Moital, Alex (Penalva, int.), André Cardoso (c), Vieira, Luis Carlos, Gil Raposo, Chikinho, Duary, Tiago Ferreira, Guedes (Pedro Rodrigues, 48′), Gabi (Barros, 57′). Não jogaram: Luís, Diogo Nogueira, Miguel Silva.
Treinador: Paulo Raquete.
Campo da Mata, Santa Eufémia
Árbitro: Pedro Figueiredo (Leiria). Auxiliares: Eduardo Gaspar e José Marques.
Espectadores: 90. Ao intervalo: 3-0.
Golos: 1-0 Renato (2′), 2-0 Renato (31′), 3-0 Tiago Costa (35′), 4-0 Lucas Reis (42′).
Disciplina: Amarelo a Pedro Luís (26′), Edu (49′), Tiago Ferreira (55′), Tiago Claro (73′).
Texto: José Roque – Diário de Leiria
Foto: António Mesquita