A UD Leiria não foi além de um empate (1-1) diante do Cova da Piedade num belíssimo jogo de futebol, com intensidade e entrega por parte dos jogadores, empurrados por 1.700 espectadores entusiastas que foram vibrando com as incidências da partida, fazendo inveja a muitos jogos da I Liga.

O jogo começou com muito equilíbrio a meio-campo com ambas as equipas a mostrarem-se empenhadas em ganhar a luta na zona intermediária do relvado, mas a primeira situação de perigo pertenceu à UD Leiria quando Kirill cruzou para o segundo poste onde apareceu André Azevedo a rematar enrolado por cima da baliza.

Com o jogo muito ‘amarrado’ tacticamente as oportunidades de golo escassearam em ambas as balizas, ainda assim Sebastião Nogueira ainda semeou o pânico na área leiriense numa incursão que Anilton resolveu com classe e, do outro lado, foi o incansável Ernest quem rematou forte e cruzado com a bola a passar ao lado do poste.

Na segunda parte começou melhor o Cova da Piedade ao criar perigo com um cabeceamento de Tiago Rente a obrigar Márcio Paiva a voar entre os postes. Na resposta, foi André Azevedo quem tentou a sua sorte com um remate de primeira de fora da área com Pedro Alves a defender para canto.

Pouco depois deu-se o caso do jogo quando Marco Bicho derrubou Kirill na área num lance que não deixou dúvidas, mas Luís Catita nada assinalou. Este lance aqueceu as bancadas e a própria UD Leiria que esteve perto do golo numa jogada de contra-ataque em que Filipe Brigues, em excelente posição para marcar, atirou à figura de Pedro Alves.

O jogo ficou então mais ‘partido’ com o Cova da Piedade a ter mais espaço para os contra-ataques e foi numa bola bombeada para a área que Diogo Caramelo ganhou o ressalto e atirou à barra da baliza de Márcio Paiva. Se não foi à primeira foi à segunda quando, em contra-ataque, André Ceitil fez o que quis de Kirill e atirou cruzado para o 0-1.

A UD Leiria tentou responder de imediato e o recém-entrado Pedro Moreira viu Pedro Alves fazer uma grande defesa evitando o empate. E foi já perto do apito final que, numa jogada aparentemente inofensiva, Luís Dias carregou João Vicente na área com o árbitro a apontar para o castigo máximo. Na conversão, Joea­no restabeleceu a igualdade.

Arbitragem fraca do trio de Évora.

UD Leiria 1
Márcio Paiva, Kirill, Anilton (c), Nailson, João Vicente, Edgar Abreu, João Vilela, Filipe Brigues (Joeano, 80′), André Perre (Pedro Moreira, 83′), André Azevedo (Pedro Moreira, 74′), Ernest.
Não jogaram: Wilson, Benny, Nikolaesh, Tony Correia, Bruno Jordão.
Treinador: Nuno Kata.

CD Cova da Piedade 1
Pedro Alves, Luís Dias, Ruben Nunes (c), Bruno Bernardo, Carlos Alves, André Ceitil, Marco Bicho, Silas, Sebastião Nogueira (Ricardo Aires, 88′), Filipe Godinho (Vítor Moreno, 83′), Tiago Rente (Diogo Caramelo, 64′).
Não jogaram: Rui Dabô, Ricardo Dâmaso, João Santos, Alex Dias.
Treinador: Sérgio Boris

Estádio Dr. Magalhães Pessoa, Leiria
Árbitro: Luís Catita (Évora). Auxiliares: Vasco Guedelha e Henrique Canelas.
Espectadores: 1700. Ao intervalo: 0-0.
Golos: 0-1 André Ceitil (73′), 1-1 Joeano (86′, g.p.).
Disciplina: Nada a registar.

Texto: José Roque – Diário de Leiria