Ao fim de três jogos consecutivos sem vencer a UD Leiria regressou às vitórias, desta feita no terreno do 1.º Dezembro por 0-2 num jogo em que a formação do Lis foi eficaz e pragmática, com os três pontos a significarem um autêntico balão de oxigénio no que diz respeito à luta pela subida.

Em relação ao jogo anterior, o trinador Nuno Kata operou duas alterações, colocando em campo Filipe Brigues e Edgar Abreu no meio-campo para os lugares de Tony Correia e Ernest, ou seja, uma aposta clara uma maior presença na zona intermediária do terreno.

O jogo começou com maior domínio da equipa da casa, melhor habituada às dimensões reduzidas do relvado sintético. Ainda assim, o primeiro remate com algum perigo surgir pelos pés do avançado leiriense Papa Mané através de um livre directo que obrigou Marco Pinto a uma defesa atenta.

Foi também que livre directo que a equipa de Sintra criou perigo com André Frias a atirar forte com a bola a embater no poste da baliza de Márcio Paiva.

Os leirienses tremeram, mas não caíram, assumindo a partir daqui, em definitivo, as despesas do jogo e, como consequência, conseguiram chegar ao golo após uma jogada de insistência de Papa Mané que no seu jeito meio trapalhão, conseguiu isolar João Vilela, com o médio, na cara de Marco Pinto, a atirar colocado para o golo inaugural.

Esperava-se uma reacção forte do 1.º Dezembro, mas foi a UD Leiria quem esteve sempre por cima do jogo ficando mesmo perto de aumentar a vantagem após uma jogada de combinação entre Kirill e André Perre com este último a rematar forte e cruzado para defesa por instinto de Marco Pinto.

Até ao intervalo, a turma da casa tentou bombear bolas para a área leiriense, mas o último reduto visitante mostrou-se sempre muito atento.

Na segunda parte a toada do jogo mudou por completo já que a UD Leiria abdicou praticamente de atacar, recuando as suas linhas para trás do meio-campo deixando Papa Mané muito sozinho na frente ofensiva.

Esta estratégica acabou por surtir efeito já que a equipa de Sintra, apesar de ter muita posse de bola, sentia muitas dificuldades para chegar com perigo junto do último reduto leiriense, com as bolas enviadas para as costas da defesa visitante a pararem invariavelmente nas mãos de Márcio Paiva.

Apesar da forte componente defensiva dos leirienses, reforçada com as entradas de Pedro Moreira e Bruno Jordão, o incansável André Perre ainda tentou remar contra a maré num jogada individual que culminou num remate de fora da área que saiu por cima da baliza.

Do outro lado, Allef era o jogador sintrense mais inconformado e, num cruzado/remate, viu a bola passar muito perto da barra da baliza de Márcio Paiva.

No período de compensação, numa altura em que o 1.º Dezembro tentava dar o tudo por tudo, foi a UD Leiria quem chegou ao golo quando João Vilela despachou para a frente aproveitando o adiantamento da equipa contrária, e encontrou Bruno Jordão que, aproveitando a saída em falso de Marco Pinto, atirou para a baliza deserta e confirmou o triunfo leiriense que teve tanto de suado como de justo.

Arbitragem sem mácula de Hugo Pacheco.

SU 1.º Dezembro 0
Marco Pinto, Oumar Diatta, Leo Araujo, Juary Soares, André Frias, David Crespo, Filipe Pipas, Martim Águas, Bruno Ribeiro (Tiago Casimiro, 67′), Luisinho (Martim King, 79′), Allef.
Treinador: Pedro Silva.

UD Leiria 2
Márcio Paiva, Kirill, Anilton (c), Nailson, João Vicente, Edgar Abreu, João Vilela, Filipe Brigues (Bruno Jordão, 82′), André Perre, André Azevedo, Papa Mané (Pedro Moreira, 74′).
Não jogaram: Wilson, Benny, Bruno Gonzalez, Nikolaesh, Joeano.
Treinador: Nuno Kata.

Estádio Conde de Sucena, Sintra
Árbitro: Hugo Pacheco (Porto).
Ao intervalo: 0-1.
Golos: 0-1 João Vilela (21′), 0-2 Bruno Jordão (90+2′).
Disciplina: Amarelo a Luisinho (36′), David Crespo (38′), Edgar Abreu (44′), Allef (50′), Kirill (72′).

Texto: José Roque – Diário de Leiria
Foto: Luis Filipe Coito