Num jogo em que o empate não escandalizaria ninguém, a Maceirinha foi mais feliz e aproveitou alguma quebra física final do GD Atouguiense para chegar à vitória já em período de descontos (3-2), resultado que lhe permite ascender à liderança.
O jogo começou equilibrado, com a Maceirinha a ter mais bola, mas com pouco critério no último passe. Por outro lado, o Atouguiense foi revelando maior objectividade, levando algum perigo junto da baliza de Nuno.
Ainda assim, pertenceu à Maceirinha a primeira ocasião flagrante de golo, com Xico a aproveitar uma falha da defensiva para colocar a bola em Félix Carvalho que, com tudo para fazer o golo, rematou à trave.
O Atouguiense respondeu na mesma moeda, em que David, com um excelente remate, levou a bola a embater com estrondo na barra da baliza de Nuno.
Em cima do apito para o intervalo, Raúl Lino aproveitou um lance de insistência do ataque visitante para surgir oportuno a desviar para o 0-1.
No segundo tempo, em desvantagem, a Maceirinha entrou melhor e em duas ocasiões quase consecutivas, o possante Xico esteve em foco, mas em ambas acabou por se precipitar e rematar cedo demais, quando ainda tinha espaço para progredir.
Pouco depois, foi Félix Carvalho que, em posição privilegiada, rematou forte, mas à figura de João Miguel.
Na resposta, o Atouguiense chegou ao golo após cruzamento de Ricardo para a área, onde apareceu Raúl Lino que, de primeira, fez um golo de belo efeito ampliando para 0-2.
Poderia pensar-se que o jogo estava decidido, mas foi puro engano. Flávio Azenha decidiu colocar em campo o ‘jóquer’ João Costa e a partir daí a ‘música’ foi outra. Perante um Atouguiense estrategicamente mais recuado e a denotar alguma quebra física, a Maceirinha começou a acercar-se com perigo da área do Atouguiense e após jogada de insistência de Xico, João Costa finalizou da melhor forma, relançando o jogo. Pouco depois, no seguimento de um canto, Xico fez o 2-2 e levou à loucura os adeptos da casa.
Com o tempo a escassear, a Maceirinha ‘agigantou-se’ e, já em tempo de compensação, no seguimento de um canto, Hélio antecipou-se a toda a gente e, de cabeça, faz o 3-2, garantindo os três pontos à Maceirinha que, assim, assumiu a liderança na tabela.
Num jogo com alguns casos de difícil análise, António Nobre manteve a serenidade e estava bem posicionado nos lances em questão, pelo que fica o benefício da dúvida.
ACR Maceirinha 3
Nuno, Miguel, Hélio, Diogo (Gila, 54′), André, Pedro Filipe(c), René Ceita (João Costa, 60′), Picamilho, Bertolino (João Silva, 54′), Xico, Félix Carvalho.
Suplentes: Kikó, João Russo, Ruizito, Lopez.
Treinador: Flávio Azenha.
GD Atouguiense 2
João Miguel, Rui Zé (Kléber, int.), Ricardo (Telmo, 69′), Jonhatan, David, João Neto, Bruno Costa (c) (Mcael, 85′), Tiago, Edilson, Raúl Lino, Marquinho.
Suplentes: Bombas, João Garcia, Paulino, Adriano.
Treinador: Paulo Neves.
Campo do Outeiro, na Maceirinha
Árbitro: António Nobre. Auxiliares: Nuno Cadete e Pedro Martins
Espectadores: 120. Ao intervalo: 0-1.
Golos: 0-1 Raúl Lino (45′), 0-2 Raúl Lino (60′), 1-2 João Costa (76′), 2-2 Xico (85′), 3-2 Hélio Aurélio (90+1′).
Disciplina: Amarelo a Xico (63′).
Texto e foto: Pedro Almeida – Diário de Leiria