A UD Serra apurou-se para a final da Taça distrital ao vencer o SC Pombal ‘B’ nas grandes penalidades (4-3) depois de uma igualdade (2-2) no tempo regulamentar.
O jogo começou com uma grande penalidade a favorecer a UD Serra, mas Rafael efectuou uma grande defesa, o que galvanizou o SC Pombal para uma primeira parte dominadora, onde demonstrou ter uma boa consistência de jogo. Nesta fase, a UD Serra não causou perigo e foi praticamente remetida para a sua zona defensiva.
O SC Pombal dispôs de várias oportunidades de golo que só não foram concretizadas por mera infelicidade. Afonso Mesquita foi um dos mais inconformados e, num golpe de cabeça, fez a bola rasar o poste. Pouco depois, o mesmo jogador, isolado, permitiu uma enorme defesa a Dumitru.
Como quem não marca sofre, foi a UD Serra a chegar ao golo no início da segunda parte numa grande penalidade por intermédio de Diogo Gameiro.
Nesta fase a UD Serra ganhava a primazia do jogo, mantendo o caudal ofensivo, com André Oliveira e Bruno Piedade a comandarem as operações. Mas foi o SC Pombal que voltou a surpreender e a marcar, com um bonito golo do ‘meio da rua’ de Barros.
A partir daqui assistiu-se a um verdadeiro jogo da taça, onde qualquer uma das equipas poderia ter chegado à vitória.
Perto do final, e após grande confusão na área, a UD Serra fez o segundo golo com uma bola a embater na barra e no poste antes de entrar. Na resposta, o Pombal, através de Afonso Mesquita, voltou a deixar tudo empatado (2-2). Nas grandes penalidades, a UD Serra a mais feliz.
A equipa de arbitragem denotou alguma dualidade de critério.
UD Serra 2*
Dumitru, Luis, Diogo Batista, Gonçalo Lebre (José Pereira, 70’), Francisco Marto (Simão Teixeira, int.), Kevin (Diogo Gameiro, int.), Bruno Piedade, André Oliveira, Marcelo, Diogo Reis, Marco (Paulo Figueiredo, 88’). Não jogaram: Joel Gonçalves, Marcos Costa.
Treinador: Diogo Camponês.
SC Pombal ‘B’ 2*
Rafael, Guilherme Silva, Damião Santos (Tiago Gonçalves, 55′), Gabriel Silva (Pedro Rodrigues, 55′), Miguel Silva, João Bernardo (Afonso Ponte, 81′); Ângelo Figueiral, Afonso Mesquita, João Barros, Francisco Vitorino, Vieira. Não jogaram: Luis Rodrigues, Pedro Lopes.
Treinador: Ricardo Pateiro.
Campo da Portela, Santa Catarina da Serra
Árbitro: Rui Figueiredo.
Espectadores: 160. Ao intervalo: 0-0.
Golos: 1-0 Diogo Gameiro (48’, g.p.), 1-1 Barros (59’), 2-1 André Oliveira (75’), 2-2 Afonso Mesquita (85’).
Disciplina: Amarelo a Marcelo (52’), José Pereira (81’), Rafael (48’), Vieira.
* 4-3 nas grandes penalidades
Texto e foto: Paulo Daniel – Diário de Leiria