No último jogo da primeira fase, a Anadia FC impediu que os ‘leões’ de Pombal atingissem a fase final do Campeonato Nacional de Juvenis. Com esse jogo no pensamento, os pombalenses foram à procura da ‘vingança’, mas de uma forma tacticamente disciplinada e um sector defensivo mais seguro e assertivo. Ainda assim, não foi além de um empate (2-2) conseguido já ao cair do pano.
O SC Pombal começou o jogo a marcar quando Tiago Ferreira converteu uma grande penalidade cometida sobre si. A ganhar por 1-0 a equipa da casa galvanizou-se e assumiu as despesas do jogo perante uma Anadia mais defensiva e expectante.
Nesta fase, o SC Pombal podia ter ampliado o resultado, mas na transformação de um livre, a equipa dos trevos chegou à igualdade por Tomás Rasteiro. A reacção dos pombalenses não se fez esperar, impondo grande pressão sobre o adversário, mas faltou marcar.
No segundo tempo, a Anadia entrou com maior agressividade. Bruno Silva e Manuel Garruço, muito combativos, faziam a sua equipa acreditar, mas os lances perdiam-se na defesa adversária. Do outro lado, Paulo Raquete refrescou a equipa e restabeleceu o domínio territorial, no entanto estavam guardados para os últimos cinco minutos os momentos de maior emoção.
Primeiro foi Xikinho que, com um remate rasteiro, fez a bola rasar o poste da baliza de João Rocha. No minuto seguinte, na resposta, foi José Miguel que, de baliza aberta, disparou por cima da barra da baliza pombalense. Falhou à primeira, mas não perdoou no lance seguinte colocando a Anadia em vantagem.
Seguiu-se o sufoco dos leões que foi recompensado nos descontos quando Alex Sousa restabeleceu a igualdade e a justiça do marcador, com um remate indefensável do ‘meio da rua’.
A equipa de arbitragem efectuou um trabalho de bom nível.
SC POMBAL 2
Luís Rodrigues, Alex Sousa, André Cardoso (c), Vieira, Gil Raposo, Xikinho, Miguel Silva (Guedes, 73’), Luis Carlos, Tiago Ferreira, João Barros (Duarte, 55’), Gabi (Rodrigo Mendes, 65’).
Não jogaram: Moital, Penalva, Eusébio.
Treinador: Paulo Raquete.
ANADIA FC 2
João Rocha, David Carvalho, João Prata, Simão, Tomás Rasteiro, Pedro Cruz (Ruben, 65’), Bernardo, Bruno Silva, Manuel Garruço (c), Garcia Oliveira, Pedro Calvo (José Miguel, 65’).
Não jogaram: Henrique, Luís Borges, David Bouça.
Treinador: Pedro Alegre.
Campo Dr. Armindo Lopes Carolino, Flandes
Árbitro: Fábio Piló (Leiria). Auxiliares: Bruno Vicente e Vasco Marques
Espectadores: 110. Ao intervalo: 1-1.
Golos: 1-0 Tiago Ferreira (5’), 1-1 Tomás Rasteiro (24’), 1-2 José Miguel (77’), 2-2 Alex Sousa (79’).
Disciplina: Amarelo a Pedro Cruz (6’), André Cardoso (57’), Tomás Rasteiro (60’ e 74’), Tiago Ferreira (66’), João Prata (74’).
Texto: Paulo Daniel – Diário de Leiria
Foto: António Mesquita