O AC Marinhense deu um passo importante para assegurar o título distrital, em juvenis, ao vencer no sábado a UD Leiria ‘B’ por 1-3 num jogo que ficou decidido ainda no primeiro tempo e em que a formação de Rui Bandeira justificou por completo a conquista dos três pontos.
Os primeiros minutos foram de intenso domínio do Marinhense, mas as difíceis condições do relvado impossibilitavam a prática de um futebol de qualidade às duas equipas. Ainda assim, foi a equipa vidreira a primeira a adiantar-se no marcador após um livre de Fábio em que Leonardo socou a bola de forma defeituosa, deixando o esférico à mercê de João Luís que só teve que encostar para o golo inaugural.
A UD Leiria tentou reagir, mas voltou a evidenciar um nervosismo defensivo, pagando caro por isso mesmo com o segundo golo do Marinhense a aparecer num lance de insistência de Alex que cruzou para a pequena área onde apareceu Guilherme Dias a cortar o lance para a própria baliza, num momento de infelicidade do lateral leiriense.
A resposta da UD Leiria surgiu num livre batido para a área em que o guarda-redes Jorge saiu mal da baliza possibilitando a Marandici cabecear para o golo.
A equipa da casa cresceu no jogo com o golo obtido e pouco depois foi Bruno Cid quem teve o empate nos pés, mas, em boa posição, rematou para grande defesa de Jorge.
O Marinhense reagiu ao empertigamento leiriense e já perto do intervalo fez o 1-3 numa jogada de insistência de Ricardo Duarte com o avançado a cruzar de forma primorosa para o aparecimento de Fábio que, ao segundo poste, encostou para o golo.
Na segunda parte esperava-se uma reacção da UD Leiria, mas o jogo foi muito dividido, com as melhores situações a pertencerem ao conjunto da Marinha Grande. João Luís foi quem deu o primeiro sinal de perigo ao rematar de fora de área ao poste da baliza leiriense. Pouco depois, numa bola bombeada para a área, Fábio ganhou o ressalto e com a baliza à sua mercê atirou incrivelmente por cima.
Até ao apito final, apesar de a chuva ter dado algumas tréguas, o relvado alagado não permitiu grandes rasgos de génio a ambos os lados, com o Marinhense a controlar a preciosa vantagem.
UD Leiria ‘B’ 1
Leonardo, Guilherme Dias, João Lopes, Alexandre Bem, Bruno Carpinteiro (Miguel Vieira, int.), Tiago Claro (c), João Duarte (Melo, 58′), Tiago Marques, Marandici (Gustavo, 68′), Bruno Cid (Gassama, 58′), Tomás Dionísio. Não jogaram: Bernardo, Celso, Simão.
Treinador: Rui Silva.
AC Marinhense 3
Jorge, Teles, Rafael Henriques, Luisão, Isaac (Dilan, 63′), Vitor, Alex, Fábio (André Vitorino, 78′), João Luis, Carreira, Ricardo Duarte. Não jogaram: Ricardo Matos, Rafael Vitorino, Tomás, Daniel, Afonso.
Treinador: Rui Bandeira.
Campo da Mata, Santa Eufémia
Árbitro: Pedro Narciso. Auxiliares: Diogo Firmino e Rafael Jorge.
Espectadores: 80. Ao intervalo: 1-3.
Golos: 0-1 João Luís (10′), 0-2 Guilherme Dias (14′, a.g.), 1-2 Marandici (19′), 1-3 Fábio (35′).
Disciplina: Amarelo a Ricardo Duarte (46′), Dilan (70′), Tiago Claro (76′), Miguel Vieira (80+2′).
Texto e foto: José Roque – Diário de Leiria