O SC Pombal venceu categoricamente o Oliveira de Frades (6-1) num jogo de sentido único que se resume pelos golos apontados. A equipa da casa, já com a manutenção garantida, entrou na partida com extrema agressividade e decidida a resolver o encontro desde cedo. Foi desta forma que Miguel Silva respondeu a um centro da direita, e com um pontapé forte e colocado, inaugurou o marcador.

A equipa que se deslocou de terras de Viriato, já condenada à descida de divisão, ainda tentou reagir, mas foi o SC Pombal que ampliou o marcador, novamente por Miguel Silva, através da marcação de um golo em tudo idêntico ao primeiro.

Em vantagem e a dominar, os ‘leões’ de Pombal impuseram a prática de um futebol atractivo e com profundidade durante toda a primeira parte, que os colocou por várias vezes na senda do golo. Destaque apenas para Gabi que, isolado, proporcionou uma excelente defesa ao guarda-redes do Oliveira de Frades, e para um lance de Pedro Rodrigues que, numa desmarcação rápida, efectuou um remate em arco e fez passar a bola por cima de José Miguel, sem contudo atingir o alvo.

Com o início do segundo tempo, a equipa de Paulo Raquete aumentou a vantagem através de um golo de cabeça, em antecipação, de Afonso Mesquita, mas, no minuto seguinte, João Miguel marcou o tento de honra para a sua equipa. Seguiram-se então os 15 minutos mais equilibrados da partida, em que Hugo Filipe e João Nunes revelavam-se os jogadores mais inconformados do Oliveira de Frades.

A partir daqui o SC Pombal aumentou ainda mais a velocidade e dominou claramente o jogo o que baixou os índices motivacionais do seu opositor. Neste período a equipa de Paulo Raquete marcou mais três golos e sentenciou o desafio. Primeiro foi Alex Sousa que surgiu ao segundo poste e, livre de marcação, finalizou um livre batido da direita. A meio da segunda parte Daniel Penalva ampliou o marcador com um remate rasteiro e cruzado à entrada da área e, a fechar a contagem, Duarte marcou o último golo na última jogada do desafio.

A equipa de arbitragem efectuou um trabalho de bom nível.

SC Pombal 6
Luís Rodrigues, Alex Sousa, André Cardoso (c) Barros, Rodrigo Mendes, Luís Carlos, Xikinho, Miguel Silva, Afonso Mesquita, Gabi (Daniel Penalva, 61’), Pedro Rodrigues (Duarte, 51’). Não jogaram: José Moital.
Treinador: Paulo Raquete.

GD Oliveira de Frades 1
José Miguel, João Ferreira, João Fernando (Nuno Pereira, 51’), Antunes, João Costa (c), Hugo Filipe, José Alves (Diogo Silva, 25’), Luís Covelo (Francisco, 63’), João Miguel, Raul Fernandes, João Nunes. Não jogaram: Hugo Cruz, Eduardo Pinto, Ruben.
Treinador: Artur Rosado.

Campo Dr. Armindo Lopes Carolino, em Flandes
Espectadores: 120. Ao intervalo: 2-0.
Golos: 1-0 Miguel Silva (2’), 2-0 Miguel Silva (15’), 3-0 Afonso Mesquita (45’), 3-1 João Miguel (46’), 4-1 Alex Sousa (62’), 5-1 Daniel Penalva (65’), 6-1 Duarte (80’).
Disciplina: Amarelo a Luís Covelo (42′), Barros (57’).

Texto: Paulo Daniel – Diário de Leiria
Foto: António Mesquita