A EAS Marinha Grande concluiu a época com chave de ouro ao juntar a conquista da Taça do distrito onde venceu o SC Pombal por 5-0 ao título de campeão distrital, culminando a temporada com 26 vitórias em outros tantos jogos oficiais.
Na manhã de domingo, o jogo começou com pressão imediata da EAS, criando a primeira situação clara de golo logo cedo. Nesta fase, o SC Pombal jogava na expectativa através de contra-ataques, mas sem resultados práticos.
O golo inaugural adivinhava-se e surgiu quando Tomás Gomes rematou forte já no interior da área adversária. Nesta fase do jogo só dava EAS e não foi de estranhar que o caudal ofensivo dos ‘leões’ da Marinha Grande, desse novamente frutos por Tomás Gomes e, pouco depois, por Francisco Simões.
Com o resultado em 3-0, o jogo decorreu até próximo do intervalo com controlo absoluto da EAS, somando jogadas de agradável recorte técnico para encanto do público presente.
A partir do minuto 30, os jovens jogadores do SC Pombal despertaram e sacudiram um pouco a pressão do adversário, tendo conseguido, por duas vezes, incomodar a defensiva contrária de bola parada, porém a defesa da EAS foi dando conta do recado.
Após o intervalo, se alguma dúvida ainda houvesse quanto ao possível vencedor, os leões da Marinha Grande fizeram questão de a rebater com a obtenção de um golo logo no primeiro minuto por intermédio de Tomás Gomes, num contra-ataque rapidíssimo.
Este golo madrugador não afectou o SC Pombal que foi tentando dar um ar da sua graça, mas sem efeitos práticos. E foi em contra-ataque que a EAS fechou a contagem quando Tomás ofereceu o golo colega Duarte que apareceu ao segundo poste para finalizar.
Até final do jogo manteve-se uma toada de ataque e resposta não havendo alteração no marcador, levando a melhor a equipa da EAS, somando assim a segunda taça distrital de iniciados consecutiva.
SC Pombal 0
Gonçalo Venâncio (Alexandre Duarte, int.), João Silva, Rodrigo Batista, João Mendes, Duarte Domingues (Gabriel Ferreira, int.), Pedro Lopes (c), Tomás Mendes, Alexandre Rodrigues, Rodrigo Varalonga (João Maia, int.), Cristiano Duarte (Diogo Godinho, 50′), Eduardo Campos (Simão Lopes, 60’). Não jogaram: Gonçalo Fernandes e Pedro Gonçalves.
Treinador: Joaquim Silva.
EAS Marinha Grande 5
Samuel, Rodrigo Duarte (Diogo Rainho, 49’), Lucas Pegas (c), Bernardo Bastos, Gonçalo Matos, André Sousa (Tomás Machado, 49’), Paulo Pestana, Vasco Martins, Francisco Simões (Rodrigo Nogueira, 49’), Tomás Gomes (Diogo Vicente, 56’), Duarte Branco (Ruben Durbeck, 56’). Não jogaram: Ricardo Ribeiro e Tiago Soares.
Treinador: David Salgado.
Campo da Portela, Santa Catarina da Serra
Ao intervalo: 0-4.
Golos: 0-1 Tomás Gomes (10’), 0-2 Tomás Gomes (16’), 0-3 Francisco Simões (23’), 0-4 Tomás Gomes (36’), 0-5 Duarte Branco (49’).
Disciplina: Nada a assinalar.