O AC Marinhense fez valer toda a sua experiência e juntou a Taça Distrital à conquista do campeonato ao vencer a jovem equipa da UD Leiria por 2-1, num jogo em que a equipa vidreira até começou a perder, mas conseguiu dar a volta ao resultado.

O jogo começou numa toada morna, com as duas equipas a não arriscarem muito, com muita luta a meio-campo, bolas perdidas e sem ocasiões de golo.

Paulatinamente, o Marinhense começou a tomar conta do jogo e a acercar-se mais da baliza leiriense. Ainda assim, no melhor período da equipa de Rui Bandeira, foi a UD Leiria que se colocou em vantagem após uma jogada de insistência em que Bruno Cid, oportuno, não desperdiçou.

A vantagem da UD Leiria durou pouco já que no minuto seguinte, Ricardo Duarte aproveitou um cruzamento da direita para, no interior da área, rematar com sucesso para o empate.

A UD Leiria sentiu em demasia o golo sofrido, e o Marinhense soube aproveitar isso mesmo já que perto do intervalo, João Luís, depois de tabelar com um companheiro de equipa, entrou na área e rematou com sucesso para o 2-1.

A etapa complementar começou com a UD Leiria a ter mais bola, a ser mais atrevida e a procurar mudar o rumo dos acontecimentos. Ainda assim, mais experiente, o Marinhense foi conseguindo controlar os acontecimentos, e esperava uma oportunidade para poder dar o golpe final no jogo.

Aos 50′, Ricardo Duarte obrigou Leonardo a uma grande defesa para canto. Na resposta, Celso finalizou de cabeça uma jogada de insistência, com a bola a sair muito perto da baliza de Jorge. Apesar de ter mais bola, a UD Leiria procurava fazer tudo demasiadamente depressa, com pouco critério, o que foi facilitando a tarefa da defesa do Marinhense.

Aos 64′, o recém-entrado China trabalhou bem na zona central e desmarcou Tomás Dionísio que contornou Jorge, mas acabou por rematar ao lado.

Pouco depois foi Gonçalo que, por muito pouco, não conseguiu desviar um cruzamento e perdeu assim a última oportunidade para a equipa de Rui Silva.

AC Marinhense 2
Jorge, Teles, Rafael Henriques, Luisão, Isaac (Dilan Carreira, 60′), Vítor Duarte (c), Alexandre Oliveira (Tomás, int.), Fábio, Ricardo Duarte, João Luís (Afonso, 66′), Carreira (André Vitorino, int.). Não jogaram: Ricardo Matos, Rafael Vitorino, Daniel.
Treinador: Rui Bandeira.

UD Leiria ‘B’ 1
Leonardo, Guilherme, Gonçalo (Gustavo, 74′), Celso, Simão Coteiro (Miguel Vieira, int.) Tiago Claro (c), Tiago Marques (Mini, 74′), João Duarte, Melo, Bruno Cid (China, 57′), Tomas Dionísio. Não jogaram: Pedro Grácio, Eugeniu, Bujas.
Treinador: Rui Silva.

Campo do Outeiro, na Maceirinha
Árbitro: Pedro Narciso. Auxiliares: David Domingues e Telmo Capitaz.
Espectadores: 200. Ao intervalo: 2-1.
Golos: 0-1 Bruno Cid (31′), 1-1 Ricardo Duarte (32′), 2-1 João Luís (39′).
Disciplina: Amarelo a Carreira (39′).

Texto e foto: Pedro Almeida – Diário de Leiria