Numa final poucas vezes bem jogada, mas muito disputada, a UR Mirense foi mais forte e justificou plenamente a vitória por 2-0 diante do Caseirinhos, vencendo a final do Grupo B.

O jogo começou equilibrado, com as duas equipas a procurarem não se expor em demasia. O Caseirinhos, optando por um futebol mais apoiado e de pé para pé, defrontou um UR Mirense utilizava o futebol directo. E foi assim que o Mirense inaugurou o marcador, numa bola lançada para as costas da defesa do Caseirinhos, em que Kiko lutou com os centrais, com a bola a sobrar para Serginho que, à vontade, fez o 1-0.

Pouco depois, nova oportunidade para o Mirense, com Samuel a cruzar e Kiko a fazer o que parecia ser mais difícil, ao falhar a baliza.

Em desvantagem, a equipa de Delmoro bem que procurava mudar o rumo dos acontecimentos, com Dani a ser o jogador mais inconformado. Perto do intervalo, o Mirense voltou a chegar ao chegar ao golo, num lance algo caricato: Samuel cruzou para a área, e numa bola dividida entre João Caetano e o guardião Tiago Rodrigues, esta acabou caprichosamente no fundo da baliza do Caseirinhos.

A etapa complementar começou com o Caseirinhos mais atrevido. Ainda assim, a equipa do Norte do distrito, teimava em ser pouco criteriosa no último passe, algo que foi facilitando a tarefa da defensiva do Mirense que, nesta fase, procurava explorar rápidos contra-ataques. Com os minutos a passarem, o jogo foi-se tornando mais quezilento e com muitos nervos dentro e fora de campo, algo que foi ‘jogando’ a favor do Mirense.

Ainda assim, foi a equipa de Mira de Aire quem esteve perto de ampliar a vantagem, mas, por duas vezes, Kiko, em excelente posição, acabou por desperdiçar a oportunidade de sentenciar o jogo.

Ainda que sem influência no resultado, arbitragem irregular de Cláudio Monteiro.

UR Mirense 2
Nuno Caetano, Dário (Kévin, 30′), Diogo (c), Diogo Fonseca, Samuel, Coutinho, Pardal (Gattuso, 51′), Tiago, João Caetano, Serginho (Gonçalves, 66′), Kiko. Não jogaram: Vigor, Paulo Xavier, Rúben Santos, João Nuno.
Treinador: Balela.

ACD Caseirinhos 0
Tiago Rodrigues, Pedro Silva, José António (c), Rafael Silva, Dani (Tiago Marques, 90′), Vinhas, Tiago Alexandre, Léo, Ruizito, Marco Gonçalves (Diogo Valeiro, 63′), Ricardo Rua (Diogo Branquinho, 52′). Não jogaram: Pedro Simões, DD, Rui Humberto, Xola.
Treinador: Delmoro.

Campo do Outeiro, na Maceirinha
Árbitro: Cláudio Monteiro.
Espectadores: 250. Ao intervalo: 2-0.
Golos: 1-0 Serginho (20′), 2-0 João Caetano (37′).
Disciplina: Amarelo a Diogo Branquinho (65′), João Caetano (70′), Rafael Silva (74′), Kiko (76′), Nuno Caetano (86′).

Texto: Pedro Almeida – Diário de Leiria
Foto: AF Leiria