Ao contrário do que estávamos à espera, facilmente vários dos nossos leitores identificaram o campo que escolhemos para iniciar esta rubrica dos Campos de Futebol abandonados no Distrito de Leiria. O nosso propósito, é não só identificar e mesmo catalogar muitas das instalações abandonadas, mas também recordar e homenagear os clubes, que de uma forma directa, contribuíram ao longo dos anos para o Futebol Distrital de Leiria.Campo do Ribeiro

Pelas mais diversas razões, acabaram por não resistir à modernidade e acabaram com as suas equipas de futebol de 11. Destes todos que vamos apresentar, certamente alguns num futuro ainda poderão voltar a ter a modalidade, outros talvez nunca mais. Mas aqui fica a nossa homenagem.

Campo do Ribeiro

Tal como muitos dos nossos leitores não tiveram dúvidas, este é de facto o Campo do Ribeiro, localizado na Amieieirinha (Marinha Grande) e propriedade do Clube Recreativo Amieirinhense. Em baixo deixamos, um pouco da história deste clube. Não estará certamente completa, mas quem tenha mais dados, não se iniba a nos deixar nos comentários. Obrigado a todos e com ou sem futebol, longa vida ao CLUBE RECREATIVO AMIEIRINHENSE.

Campo do Ribeiro

Campo do ribeiro

Clube Recreativo Amieirinhense

Fundado em: 28 de Setembro de 1975 (oficialmente).
Sócios fundadores: João Francisco de Sousa, Reinaldo da Silva Bárbara, Joaquim da Costa, José Rosa de Sousa, Manuel André F. Sapateiro e António Claro de Sousa.
Cores: Verde, branco, vermelho e azul, sendo a cor verde predominante e utilizada normalmente nos equipamentos.
N.º de Associados: 700 aproximadamente.
Contactos: Rua da Sede, Amieirinha, 2430 Marinha Grande / Telef. 244503050

Actividades: Futebol (sénior e veterano) e Chinquilho. Também o Futebol juvenil e feminino (com equipas inscritas na AFL) o Ténis de Mesa, Voleibol (torneio inter-sedes), a Ginástica, o Judo e o Atletismo são algumas das modalidades já praticados no clube. Também organiza frequentemente torneios inter-sócios de Xadrez, Damas, Tiro ao Alvo e Ténis de Mesa. Já possuiu um grupo cénico. Possui uma Filarmónica com Escola de Música.

Historia e Curiosidades: Embora a fundação oficial do Clube date de 1975, foi nos primeiros anos da década de 50 que surgiria o seu embrião com a formação de uma equipa de futebol fundada por jovens do lugar, com o nome de Sporting Clube Amieirinhense. Decorrido certo tempo e compostos os primeiros estatutos, a actividade do clube paralisaria para recomeçar 8 anos mais tarde – 1959, ano em que o Clube organizou e venceu (apenas com uma derrota) um Campeonato de Futebol Popular do género do Campeonato do Oeste, no qual participaram 7 equipas. Foi ainda neste período que os responsáveis de então, arranjaram sócios cujo número ultrapassaria a centena com quotas de 2$50 e 5$00 e redigiram novos estatutos que somente viriam a ser aprovados em 8 de Julho de 1969 e nos quais o clube passava a designar-se por Clube Recreativo Amieirinhense. No entanto foi necessário esperar pela queda do regime fascista para que o C.R. Amieirinhense obtivesse os seus estatutos oficialmente aprovados o que sucedeu em 23 de Outubro de 1974.
No lugar da amieirinha existe ainda um outro clube denominado Futebol Clube “Os Belenenses” que resultou de uma cisão do então Sporting Clube Amieirinhense.
Actualmente, a colectividade possui excelentes instalações sociais erguidas através do trabalho voluntário de sócios e amigos do clube, tendo o terreno sido doado à colectividade em 1967 pelos sócios (já falecidos) José Caetano e Maria do Rosário. Aquelas instalações são compostas por um grande salão de festas, salas para a Direcção, bar, cozinha, sala de jogos e convívio, sala destinada à escola de música, balneários e casas de banho preparadas para utilização por deficientes, etc. Foi nesta sede que em Novembro de 1978 nasceu a Filarmónica Recreativa Amieirinhense que começou por ser uma escola de música e de onde saiu uma banda filarmónica conhecida como a “Banda da Amieirinha” durante muitos anos regida por António de Almeida (falecido).

cLUBE recreativo amieirinhense
Possui ainda um terreno anexo à sede totalmente vedado e cimentado que é utilizado para festas e para a prática desportiva nomeadamente o chinquilho tendo recentemente construído ali um polidesportivo que permitirá a prática de futebol de salão, andebol, basquetebol, etc.. Também lhe pertence um terreno com cerca de 10.000 metro quadrados onde foi construído um novo campo de futebol equipado com balneários e que é denominado “Campo do Ribeiro” e que veio substituir o velhinho “campo da Amieirinha” que se situava a sul do lugar e que não tinha as medidas mínimas para nele se realizarem jogos de futebol federado.
O Clube Recreativo Amieirinhense foi 2 vezes vencedor do Campeonato de Futebol Popular do Oeste, nomeadamente nas épocas de 1980/81 e 1981/82. A nível federado, participou em finais da década de 80, inícios de 90, no campeonato distrital de Leiria, na 2.ªDivisão Distrital, mas acabou por abandonar a prática federada. Mais tarde, o SL Marinha passou a usar este campo como apoio à sua formação, e alguns anos depois, surgia um novo clube ao nível da formação, o AD Marinha Grande, que utilizava o Campo do Ribeiro, como seu campo de treinos e jogos.