O Ginásio de Alcobaça, que tem no currículo uma presença no escalão principal em 1982/83, vai estrear-se no Campeonato de Portugal Prio e garantiu nove reforços para concretizar o objetivo da manutenção. O técnico Filipe Faria, que vai para a quarta época no clube, não esconde que a mudança da equipa da Série E para a Série F “aumentou muito o grau de exigência” para 2016/17, mas mostra-se confiante para o arranque da temporada.
“Vamos encontrar equipas semiprofissionais e não estávamos a fazer conta com esta alteração. Tinham-nos dado a garantia de que ficaríamos inseridos na série com clubes da zona de Leiria e Castelo Branco, pelo que desportiva e economicamente esta alteração penaliza-nos”, salienta o treinador, que lidera um plantel “com jovens com muita qualidade que serão aliados a outros jogadores experientes”.

O plantel pode ainda sofrer ajustamentos, mas, para já, há nove “caras novas” no grupo: os defesas Diogo Santana (ex-Oeiras) e Ricardo Soares (ex-júnior), os médios Paulo Brites (ex-Marinhense), Vasco Pontes (ex-Guiense) e os avançados Danny Esteves (ex-V. Sernache), Joel (ex-Sp. Pombal), Vasco Gonçalves (ex-Fátima), Luís Felipe (ex-Crato) e Rafael Portela (ex-júnior U. Leiria).

A estreia acontecerá diante do Caldas. O treinador reconhece o poderio do adversário, mas confia na capacidade num bom resultado. “É um dérbi com uma equipa que está consolidada nos nacionais e apesar de termos começado a trabalhar mais tarde, vamos apresentar-nos bem”, assevera o jovem técnico, que na época passada guiou o Gin. Alcobaça à conquista de dois títulos: Divisão de Honra e Supertaça da AF Leiria.

Joaquim Paulo – Record