A UD Leiria regressou às vitórias no campeonato nacional ao bater o SL Cartaxo, por 3-0 num resultado com números demasiado exagerados já que a primeira parte da turma ribatejana merecia outro desfecho.

Começou melhor o Cartaxo que, com boas jogadas de combinação, conseguiu acercar-se com relativo perigo junto da baliza de Bernardo. Contudo, na primeira vez que a UD Leiria conseguiu colocar a bola na área, chegou ao golo quando Monteiro cruzou e João Dias, na tentativa de limpar o lance, acabou por colocar a bola na própria baliza.

Na resposta, António Dias rematou a centímetros do poste, deixando o aviso. Pouco depois, o mesmo jogador, na sequência de um canto, teve o golo do empate nos pés, mas a bola embateu na muralha de pernas leiriense.

Do outro lado, a formação do Lis não conseguia ‘ligar’ o seu jogo, apresentando um futebol desgarrado e sem entrosamento. Ainda assim, já perto do intervalo, a UD Leiria aumentou a vantagem num lance de contra-ataque em que Xico ultrapassou em velocidade o adversário directo e rematou rasteiro para o 2-0. Eficácia máxima dos leirienses que foram em vantagem para o intervalo quando não o tinham justificado.

Na segunda parte, o jogo mudou completamente de figurino. A UD Leiria surgiu mais dominadora e com um futebol mais trabalho, ao invés do Cartaxo que já não conseguia demonstrar a dinâmica do primeiro tempo. Ainda assim, o perigo andou arredado de ambas as balizas, sem que houvesse claras oportunidades de golo.

Foi com o jogo perto do final que a UD Leiria aumentou a vantagem quando Xico cruzou para a área, onde apareceu Monteiro a rematar cruzado e Edu a confirmar o golo em cima da linha. Já com os jogadores do Cartaxo de braços caídos, Alex teve a oportunidade de dilatar a vantagem, mas com o golo nos pés, deixou-se deslumbrar com as facilidades, permitindo a defesa a Alexandre.

Arbitragem tranquila do trio açoriano.

UD Leiria 3
Bernardo, Daniel (Tomás, int.), Luisão (c), Miguel, Gouveia, Trindade, Gonçalo (Rafa, 63′), Alex, Monteiro, Xico, Bryan (Edu, 55′). Não jogaram: Afonso, Nuno Dinis, Felizardo, Biscaia.
Treinador: José Horta.

SL Cartaxo 0
Alexandre, João Dias (João Lage, 57′), José Dias, Filipe Nogueira (Rafael Sobral, int.), João Marecos, Bernardo Durão, António Dias, Miguel Sousa (c), Bernardo Fonseca, Bernardo Tavares (Tomás Pereira, 44′), Vasco Carvalho.
Não jogaram: Manuel Varela, Vasco, Bernardo Soares.
Treinador: João Maximiano.

Campo da Mata, Santa Eufémia
Árbitro: David Rodrigues (Angra do Heroísmo). Auxiliares: Diogo Andrade e Renato Saramago.
Espectadores: 80. Ao intervalo: 2-0.
Golos: 1-0 João Dias (10′, a.g.), 2-0 Xico (31′), 3-0 Edu (65′).
Disciplina: Amarelo a Bernardo Fonseca (12′), Bernardo Durão (43′), José Dias (54′).

Texto e foto: José Roque – Diário de Leiria