A UD Leiria foi até Tomar vencer por 2-4 num jogo em que os leirienses foram muito superiores, mas poderiam ter pago bem caro alguma displicência.

A partida começou de forma desinteressante, contudo, na primeira vez em que a UD Leiria decidiu colocar o seu futebol em prática, chegou ao golo, quando Bruno Cid cruzou rasteiro para Tomás Dionísio inaugurar o marcador.

A partir deste momento, quase só a UD Leiria causou perigo e, em menos de cinco minutos, teve três grandes ocasiões para aumentar, com David Cochen a tirar o golo, por duas vezes, a Miguel Oliveira. Mas à terceira foi de vez, quando Miguel Oliveira assistiu Bruno Cid que, com classe, fez o 2-0.

Perto do intervalo, Miguel Oliveira ofereceu o golo a Tiago Marques, mas este, apenas com o guardião pela frente, atirou ao lado.

A segunda metade teve muito mais emoção pois a equipa da casa perdeu o respeito pelos visitantes. Mesmo assim, foi a UD Leiria quem começou melhor, com o recém-entrado Bruno Soares, por três ocasiões, a permitir a defesa de David Cochen.

Os homens da casa reagiram com dois remates de longe de Miguel Abreu, que passaram muito perto da trave, e de Cotrim, que obrigou Bernardo a defender para canto.

Do outro lado, Tomás Dionísio podia ter dilatado a vantagem, mas David Cochen estava no caminho quando Tomás Brites quase fazia auto-golo. No entanto, o guardião teve pouca sorte no lance seguinte, quando João Duarte rematou do meio da rua e fez a bola bater na trave, esta ressaltou nas costas de David Cochen e acabou por entrar.

Os homens de Tomar não baixaram os braços e podiam ter reduzido num remate de longe de Cotrim que Bernardo acabou por agarrar. Mas pouco depois, Leonardo reduziu mesmo a passe de Kiko, depois de uma bela jogada sobre a direita.

A UD Leiria reagiu com Tomás Dionísio isolado, tirou o guarda-redes do caminho e atirou, mas não contava que aparecesse Rui Oliveira, em cima da linha, a evitar o golo.

Na resposta, na conversão de um livre, Tomás Brites respondeu de cabeça e reduziu para 2-3. Por momentos, acreditou-se nas bancadas que o Tomar podia causar uma surpresa, quando, na sequência de um canto, André Silva rematou a centímetros do poste.

Mas a cinco minutos do fim, Bruno Soares resolveu a partida, ao aproveitar uma má saída de David Cochen, depois de um passe de Miguel Oliveira, para fazer o 2-4.

Arbitragem positiva da equipa que viajou de Lisboa.

UFCI Tomar 2
David Cochen; Phillipe, Tomás Brites, Rui Oliveira, Bryan Pereira; Cotrim, Miguel Abreu (c), João Camponês (André Silva, 67’); Hugo Silva (Kiko, 57’), Pedro Mourato (David Gonçalves, 41’), Leonardo. Não jogaram: João Ribeiro, Alexandre Silva, Rodrigo, Hugo Costa.

UD Leiria 4
Bernardo; Bruno Cid, Dias, Celso, Gonçalo, Alexandre Melo (Bruno Soares, 41’); Tiago Claro (c) (João Duarte, 41’), Edu, Tiago Marques (Carreira, 67’); Miguel Oliveira, Tomás Dionísio.
Não jogaram: Leo, Alexandre Bem, Guilherme, Eugeniu Marandici.
Treinador: António Maia.

Estádio Municipal de Tomar
Árbitro: João Martins (Lisboa).
Espectadores: 80. Ao intervalo: 0-2.
Golos: 0-1 Tomás Dionísio (17’), 0-2 Bruno Cid (27’), 0-3 David Cochen (56’, a.g.), 1-3 Leonardo (64’), 2-3 Tomás Brites (69’), 2-4 Bruno Soares (74’).
Disciplina: Amarelo a Tomás Dionísio (59’ e 68’).

Texto: Pedro Sousa – Diário de Leiria
Foto: UDL