A igualdade a um golo no frente a frente com a UD Leiria deixou amargos de boca aos da Figueira da Foz já que criavam diversas oportunidades para vencer, mas tiveram em Fábio Ferreira um guarda-redes intransponível.

A ousadia inicial da UD Leiria parece ter surpreendido a turma da casa. Os forasteiros pegaram nas rédeas do jogo mal soou o apito inicial, jogaram a primeira dezena de minutos no meio-campo navalista e viram a estratégia premiada com golo de Renato.

Foi um golo a frio para os da Naval que mostravam dificuldades de encaixe no esquema táctico adversário, contudo, serviu para despertar a Naval que a partir do minuto 15 sacudiu a pressão e inverteu o controlo e domínio da partida.

O esférico começou a aparecer mas próximo da baliza leiriense, a aí surgiu o ‘herói’ do jogo, Fábio Ferreira, que, com defesas de grande arrojo (27’, 36’ e 43’) garantiu a vantagem da sua equipa, deixando os da Naval à beira de uma ataque de nervos quando no decorrer do mesmo lance atiraram por duas vezes o esférico ao ferro.

Na etapa complementar, a Naval entrou de forma dinâmica, pressionante, praticando um futebol a toda a largura do terreno, colhendo frutos quando Nuno André encheu o pé e do meio da rua bateu Fábio alcançando a igualdade.

Os figueirenses aceleraram a partida, enquanto a UD Leiria passou por algumas dificuldades valendo-lhe o desempenho do guardião Fábio, autêntico mãos de ferro.

Nos últimos dez minutos, a UD Leiria subiu as linhas e o jogo conheceu o seu melhor período com lances de parada e resposta onde os sectores defensivos se foram impondo aos ataques contrários. Neste ‘pressing’ final foi a Naval que esteve mais perto do golo, mas quem outro senão ele – Fábio – estava intransponível e, com extraordinária defesa, fez gorar a esperança navalista de sair vitoriosa da contenda.

Naval  1
João Tiago, Murliki, Bernardo, Toca (Wilson, int.), Gonçalo (Bernas, 54’), Léo, Ari, Gil, Nuno André, Sandro (c), Esgaio.
Não jogaram: Diogo Jesus, Xavier Gil, Hugo, Ju, Ivan.
Treinador: Marinho Serpa.

UD Leiria 1
Fábio Ferreira, Yarmolenko, Amores (Ruben, 60’), Diogo Vieira, Saná, Pedro Luís, Rudy (c), Pedro Ruivo, Lucas (Tiago Costa, 76’), João Silva, Renato (Heli, 65’).
Não jogaram: João Alves, Gregório, Pedro Rodrigues, Lourenço.
Treinador: Tiago Vicente.

Campo de Treinos do Estádio Municipal José Bento Pessoa, Figueira da Foz
Árbitro: Augusto Costa (Aveiro). Auxiliares: Alcino Soeira e Ricardo Pinho.
Espectadores: 250. Ao intervalo: 0-1.
Golos: 0-1 Renato (10’), 1-1 Nuno André (55’).
Disciplina: Amarelo a Bernardo (19’), Ruben (83’) e Esgaio (87’).

Texto: Rogério Neves – Diário de Leiria
Foto: Diário de Coimbra