O Torreense bateu o Caldas com um golo solitário, a abrir a segunda parte, e mantém-se firme no segundo lugar. Num derby entre dois clubes históricos da região Oeste, venceu a equipa mais eficaz.

O Caldas não vivia num bom momento de forma, após duas derrotas, e encontrava neste duelo de velhos rivais o tónico para tentar sair da crise. O Torreense assumia, contudo, algum favoritismo pela classificação e entrava na partida com uma sucessão de cantos, mas foi do Caldas a primeira grande oportunidade para chegar ao golo, a melhor em toda a primeira parte, mas João Rodrigues, em excelente posição, atirou por cima da baliza.

O meio-campo do Caldas conseguia controlar as operações e o Torreense só mesmo de bola parada chegou perto da baliza caldense. O jovem João Lobo foi o único perto de finalizar, mas não acertou um remate em vólei e direccionou mal um cabeceamento.

Na segunda parte, contudo, a equipa de Rui Narciso ganhou com a entrada de Diego Zílio, e o Caldas demorou a adaptar-se. Assim, ao minuto 50, a equipa da casa chegou à vantagem após um cruzamento largo de Tiago Esgaio, em que Hélio Vaz tem um gesto de cabeça irrepreensível ao segundo poste, fazendo o 1-0.

O Caldas sentiu dificuldades para responder, mas as substituições tiveram um efeito positivo na equipa de José Vala. Filipe Cascão teve nos pés, por duas vezes, o empate. No primeiro lance, isolado por Nuno Januário sobre a esquerda, atirou para a defesa de Cléber. Depois, na sequência do canto, Cascão viu o seu remate bloqueado por um defensor.

SCU TORREENSE 1
Cléber, David Rosa, Fábio Santos (c), Weliton, João Lobo, Tiago Esgaio, Boxuan (Tiago Pereira, 75’), Stephen, Lingfeng (Diego Zílio, 45’), Pedro Bonifácio, Hélio Vaz (Leandro Morais, 67’).
Treinador: Rui Narciso.

CALDAS SC 0
Natalino, Juvenal, Thomas Militão, Rui Almeida (c), Clemente, Paulo Inácio, André Santos, Marcelo (Alexandre Cruz, 77’), Diogo Bento (Filipe Cascão, 67’), João Rodrigues, Nuno Januário (Fábio Sabino, 86’).
Treinador: José Vala.

Estádio Manuel Marques, em Torres Vedras
Árbitro: João Marques (Setúbal).
Ao intervalo: 0-0.
Golos: 1-0 Hélio Vaz (50’).
Disciplina: Amarelo a Juvenal (76’) e David Rosa (79’).

Texto: João Martins – Diário de Leiria
Foto: Gazeta das Caldas